Colaboração em PDF

O Ministério da Saúde lançou uma publicação on-line reconhecendo a magnitude do impacto dos agravos de saúde mental sobre as populações indígenas brasileiras, que interferem drasticamentre no bem viver e na organização social destes povos.

Vigilânica da Qualidade da Água – FioCruz – é uma publicação que procura não só apresentar a legislação referente à vigilância da qualidade da água para consumo humano, mas que se preocupa em incentivar a reflexão sobre fatos e fatores que contribuem para a degradação dos recursos hídricos, é imprescindível para o enfrentamento do que está acontecendo, com o olhar focado para o que está por vir. Com 242 páginas é uma coletânea completa de trabalhos científicos e de engenharia para todo o curso da água, até o consumo.

A ilha que é capaz de nos levar de volta ao passado não parou no tempo. Sem perder sua essência, a Paquetá de hoje surpreende pela variedade e qualidade de atrações que oferece a quem busca uma experiência autêntica e, ao mesmo tempo, diferenciada. Um pedacinho encantado do Rio, a Pérola da  Guanabara.

Cada vez mais evidências demonstram os impactos da mudança do clima na saúde. É o que defende esse guia de bolso da Organização Pan Americana de Saúde. Por exemplo, ao alterar a distribuição espacial e temporal e a prevalência de doenças sensíveis ao clima, aumentar o calor extremo e a magnitude e a frequência dos eventos meteorológicos, causar estresse e problemas de saúde mental e aumentar a vulnerabilidade de pessoas com doenças pré-existentes, entre outros aspectos. O Manual está em português, tem capítulos associados a doenças crônicas e como prevenir nas situações de novos impactos com o meio ambiente.

Este PDF reúne os principais resultados do 1º Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, elaborado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) em parceria com a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano. É dedicado ao ambientalista Paulo da Cunha Lana (1956-2022), tendo participado do delineamento deste Diagnóstico

O documento foi enviado às autoridades municipais com o intuito de resumir e indicar as mudanças necessárias para preservar e atuar sobre os problemas de meio ambiente em Magé. Clique na imagem para ler o PDF.

Levantamento inédito do observatório De Olho nos Ruralistas identificou 1.692 fazendas com incidência em território indígena; por trás das sobreposições estão gigantes do agronegócio, indústria armamentista e investidores dos cinco continentes. clique na imagem para ver o PDF inteiro.

clique na imagem para ver o PDF inteiro.

Clique na imagem para ver o texto completo em PDF

Clique na imagem para ver o texto completo em PDF

A Redinha é um negócio de impacto,  de 2020, iniciado pela engenheira e remadora de Jururuba, Maria Fernanda. Ela pesquisou e desenvolveu produtos de moda praia feitos com redes de pesca sem utilidade, que iriam pro lixo, sendo nylon. O projeto atraiu muitas entidades de Meio Ambiente e empresas que formaram uma ” redinha ” de colaboração bem grande e extensa. O Baía Viva caiu na rede em novembro de 2022. Veja mais em Notícias. Abaixo tem um PDF com produtos em cards.

PDF DA REDINHA 

O centenário povoado de Zacarias [1797], na exuberante restinga do ‘Lago Grande de Maricá’, está ameaçado de remoção e despejo forçado pelo mega empreendimento imobiliário da empresa espanhola IDB BRASIL. Esse recente desdobramento dos conflitos deriva mais uma vez da ‘luta do tostão contra o milhão’. Mas a comunidade pesqueira de Zacarias tem na sua história a sua força maior. O livro abaixo conta tudo isso. Basta clicar no título.

É uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro, doações de materiais e outros recursos, para uma experiência notável de arquitetura. O Coletivo Formigação, o escritório de paisagismo Embyá e os arquitetos Victor Hugo e Leonardo Falcão planejam reformar uma pequena casa no Morro da Formiga, um pedido que a dona Eliane, dona da casa, fez. De ter sua casa recuperada antes que desmoronasse.

PDF DO PROJETO DA DONA ELIANE 

O projeto e a praticidade inventiva são doações dos participantes. Já é a segunda campanha. Essa fase está no site Benfeitoria, com meta de 35 mil, com 10 mil arrecadados em 7 dias. Todos os detalhes e a forma de voce participar dessa inventiva doação estão no link abaixo.

BENFEITORIA CASA DA DONA ELIANE

A Ong Transporte Ativo é uma das enciclopédias virtuais sobre mobilidade urbana movida a tração humana. Patins, skates, patinetes, elétricos ou nem tanto, e também, é claro, bicicletas. Eles tem ótimos manuais, escolhemos 3 para esta seção de parceria de dados. O primeiro manual, acima, é o começo de tudo, a porta de entrada para o mundo visto de uma bicicleta. Desde criança  e até para adultos começarem a pedalar.

O segundo manual é para quem já usa a bicicleta com certa frequência, para evitar outros transportes, ônibus ou carro, principalmente. É um guia completo de sobrevivência na selva de escolhas: a bicicleta ideal, as situações mais perigosas, a quem recorrer, também para as empresas se adaptarem.  Porque o melhor uso da bicicleta é aquele que gera renda e ao mesmo tempo deixa você alerta, saudável e ciente de seu valor para você e seu trabalho.

O terceiro manual é para empresas que já visualizaram os efeitos positivos de usar a bicicleta em seus transportes ou incentivar funcionários, colaboradores e fornecedores a também procurarem seus modelos de bicicletas mais adaptados às cargas e ao tipo de viagem, roteiro, piso, tráfego entre outros parâmetros. Qualquer investimento bem planejado só pode gerar retorno, uma vez que não há combustível envolvido.

Revista de Geografia e Ecologia Política é uma publicação semestral sob responsabilidade da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental / RP-G(S)A, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais
(PANC) para escolas / Organização Instituto Kairós,
Ana Flávia Borges Badue; curadoria de plantas e
textos Guilherme Reis Ranieri. – São Paulo (SP): Instituto
Kairós, 2018. – (Projeto Viva Agroecologia)

Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC : resgatando a soberania
alimentar e nutricional / organizadores Valdirene Camatti Sartori …[et al.] . – Caxias do Sul, RS : Educs, 2020.

Carvalho, Paulo Ernani Ramalho.
Espécies arbóreas brasileiras / Paulo Ernani Ramalho Carvalho. –
Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica ; Colombo, PR : Embrapa
Florestas, 2008.

VEJA MAIS EM  EMBRAPA 

BOLETIM INTEGRATIVO ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Grupo VEG.A.N da UniRio

COORDENAÇÃO GERAL
Elaine Cristina de Souza Lima
EDITORES
César Luis Siqueira Junior
Elaine Cristina de Souza Lima
Juliana dos Santos Vilar

WWF e Maurício de Souza Produções

Este manual apresenta as espécies de plantas medicinais cultivadas na horta medicinal do projeto Farmácia Verde da Universidade Católica de Santos. Este projeto envolve alunos de ensino médio e graduação, buscando estimular a pesquisa e a extensão na área de plantas medicinais.

                 Este manual apresenta as espécies de plantas medicinais cultivadas na horta medicinal do projeto Farmácia Verde da Universidade Católica de Santos. Este projeto envolve alunos de ensino médio e graduação, buscando estimular a pesquisa e a extensão na área de plantas medicinais.

    As receitas dispostas nesse livro dão dicas de como aproveitar o máximo de cada alimento, abordando temas voltados não somente à prevenção do câncer, mas também ao controle de diabetes, hipertensão, intolerância ao glúten e à lactose, entre outros. A. C. Camargo Cancer Center . Dr Ademar Lopes , CRM SP 21 092.

  Mesa Farta mostra que no Semiárido é possível e viável, com produtos da colheita regional, alimentar as crianças e adultos de
forma saudável e sustentável. Traz um vasto conjunto de receitas simples e saborosas, de baixo custo e alto valor nutricional, elaboradas com ingredientes do campo: hortaliças, frutas e temperos aromáticos. Os sucos, pratos doces e salgados podem ser incorporados tanto às refeições em família quanto na merenda escolar.

Elaboração, distribuição e Informações: MINISTÉRIO DA SAÚDE,  Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica
Editor Geral: Eduardo Alves Melo

Essa pequena apresentação contém uma revolução energética.

O Brasil tem terawatts de energia andando de um lado pro outro. As ondas, as marés, as correntes submersas. Nas informações juntadas na apresentação da Universidade do Maranhão está uma aula de Energia Maremotriz para iniciantes, com uma revelação forte no final.  Ficou faltando um pouco de inovações no setor de grid doméstico, mas em algum momento alguém pode perceber o potencial caseiro das marés. Sua caixa dágua sobe de nível com a Lua cheia ?

Os desafios impostos pelas crises econômicas, ambientais e climáticas têm levado à busca por métodos alternativos de produção agrícola que possam significar disponibilidade de água, oferta de alimentos saudáveis, fertilidade natural do solo, qualidade do ar, matérias-primas e remédios, proporcionando conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, soberania e segurança alimentar, assim como incremento de renda e qualidade de vida para as
populações humanas nos próximos anos.

O combate à corrupção, o efeito flypaper; Lei de liberdade econômica; Regimes próprios de previdência; Inteligência analítica e saneamento são os temas abordados nesta edição da Revista do TCE RJ. Destaque para o artigo do Prof. e Engenheiro Sanitarista, Adacto Ottoni, do Depto. de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da UERJ, colaborador intenso do Baía Viva

ARTIGO DO PROFESSOR OTTONI