Programa de Extensão na UERJ da UniMAR
Projeto Verde Mar com a UniMAR

A Inovação Social representada pela UNIVERSIDADE DO MAR (UniMAR) é resultado de um processo de mobilização social protagonizado a partir de 2018 pelo Movimento Baía Viva, a Associação de Moradores da Ilha de Paquetá (MORENA) e pesquisadores/as da Faculdade de Oceanografia da UERJ (FAOC/UERJ).Em 08 de março de 2022 foi criado o Programa de Extensão UNIVERSIDADE DO MAR (UniMAR), através do Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA No. 015/REITORIA/2022), assinado pelo Reitor da UERJ, que está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR3/UERJ), que é resultado de uma mobilização protagonizada a partir de 2018 pelo Movimento Baía Viva, a Associação de Moradores da Ilha de Paquetá (MORENA) e pesquisadores/as da Faculdade de Oceanografia da UERJ (FAOC/UERJ).

Atualmente, a UniMAR conta com o apoio institucional de cerca de 100 instituições acadêmicas como as Reitorias da UERJ, UFRJ, UNIRIO, PUC Rio, UFRRJ, UFF e unidades da FIOCRUZ, a UMCES (Universidade de Maryland, EUA), unidades da Universidades de São Paulo (USP); órgãos públicos como a Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM) formada por vários Ministérios e a Marinha do Brasil, ICMBio (Ministério do Meio Ambiente e do Clima), prefeituras da Região Metropolitana do RJ, INEA-RJ, FIPERJ, INEPAC; comunidades pesqueiras e rurais e entidades representativas da sociedade civil e movimentos sociais.

Desde novembro de 2021, tramita na Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) processo administrativo visando promover a Cessão de Uso da Ilha de Brocoió, situada no Arquipélago de Paquetá, para a UERJ instalar um campus avançado voltado a atividades de extensão universitária, programas de monitoramento ambiental e realização de curso de capacitação voltados às comunidades pesqueiras.  Em março de 2022, foi assinada carta de intenções entre a Reitoria da UERJ e a prefeitura de Maricá para implantação de um campus avançado neste município, num polo tecnológico que pretende reunir diversas instituições acadêmicas. 

Em agosto/2022 foi anunciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico aos membros da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR), criada pela Lei no. 9466 de 25/11/2021, a implantação de uma Unidade UniMAR-UERJ junto ao Polo Náutico Pesqueiro numa área de 135 mil m² que pertencia ao antigo Estaleiro Caneco, no bairro do Cajú, que foi arrematada por leilão em maio deste ano pelo governo estadual em cumprimento à Lei Estadual no. 9545, de 10 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a implantação de um Complexo Pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro.

MATÉRIA COMPLETA UNIMAR E ILHA DE BROCOIÓ

Fotos de celulares dos visitantes

Registro da visita de uma equipe da TV Brasil à Ilha de Brocoió, junto com integrantes do movimento Baía Viva. A reportagem é sobre a demanda da ilha para a Universidade do Mar, ainda não decidida pelo governo do Estado apesar dos acordos prévios de direcionamento do local para atividades de cultura e meio ambiente

Fotos da visita, por Cláudio Fagundes

Linha do Tempo UniMAR

Clipping da UniMAR

Parcerias UniMAR

Atualmente, o Projeto de Extensão Universidade do Mar (UniMAR) conta com  o apoio institucional, expresso por meio de cartas de apoio, por cerca de 90 Departamentos, Laboratórios e Grupos de Pesquisas vinculados a várias  universidades públicas e faculdades privadas e outras instituições científicas, órgãos  públicos federais e estaduais, prefeituras, entidades da sociedade civil, do setor  pesqueiro e da agricultura familiar, entre os quais destaca-se a adesão de sete (7)  reitorias, a saber: UERJ, UFRJ, UNIRIO, UEZO (atual UERJ – Campus Zona Oeste), PUC Rio, UFRRJ e UFF, além de unidades da  FIOCRUZ, da USP e da Universidade de Maryland (UMCES, Estados Unidos) que seguem abaixo  relacionadas:

1. · Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
2. · Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores – Projeto Mamíferos Aquáticos (MAQUA/UERJ) da Faculdade de Oceanografia (FAOC/UERJ): projeto pioneiro e referência no monitoramento dos botos-cinza da Baía de Guanabara, espécie símbolo do Rio de Janeiro ameaçada de extinção.
3. · Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (DESMA/UERJ)
4. · Rede Pró-Rio (UERJ), Rede de Estudos em Planejamento e Política Pública Regional orientada ao Rio de Janeiro
5. · Laboratório de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade (LabPENSO), da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
6. · Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
7. · Departamento de Biologia Marinha (BIOMAR/UFRJ), do Instituto de Biologia (IB/UFRJ), Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (BioTecPesca)
8. · Departamento de Geografia (UFRJ) – Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial (NuPeD/UFRJ)
9. · Laboratório de GeoHidroecologia e Gestão de Riscos do Departamento de Geografia da UFRJ (GEOHECO/UFRJ)
10. · Faculdade de Farmácia – Laboratório de Etnofarmacologia e Bioprospecção Aplicada (LABEA/UFRJ)
11. . Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (ETTERN/IPPUR/UFRJ)
12. · Núcleo de Estudos da Economia Regional, Território e Meio Ambiente do Paraíba do Sul do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – CHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (NEERTAM/UFRRJ)
13. · Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF)
14. · Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF) – Campus de Santo Antônio de Pádua (RJ)
15. · Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
16. · Departamento de Ciências do Ambiente – Instituto de Biociências – Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (UNIRIO)
17. · Grupo de Estudos de Educação Ambiental desde elSur – GEASur do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (UNIRIO)
18. · Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas (LECP) do Departamento de Ciências Naturais do Instituto de Biociências (UNIRIO)
19. · Departamento de Turismo e Patrimônio – Programa de Pós-Graduação e de Mestrado em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO)
20. · Grupo de Pesquisa “Estado, grupos econômicos e políticas públicas no Brasil” (ECOPOL/NELUTAS), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
21. · Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (LAVSA) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
22. · Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha vinculado à Cooperação Social da Presidência da FIOCRUZ
23. · Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/FIOCRUZ)
24. · Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
25. · Faculdade UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) – Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
26. . Programa de Pós-Gradução em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS/UENF (Campos dos Goytacazes/RJ)
27. · Área de Proteção Ambiental (APA) Federal de Guapimirim e Estação Ecológica (ESEC) da Guanabara: unidades de conservação da natureza geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade órgão do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA)
28. · Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público do Estado do RJ (MP-RJ)
29. . Fundação Instituto da Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ), órgão da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca (SEAPPA)
30. . Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), órgão responsável pelo Tombamento da Ilha de Brocoió por seu valor arquitetônico, histórico e cultural
31. · Secretaria Municipal de Cultura (SMC), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, órgão responsável pela gestão do imóvel Solar del Rey, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
32. · Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ)
33. · Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ)
34. · Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM)
35. · Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro (ASIBAMA-RJ)
36. · Casa Fluminense
37. · Centro de Ação Comunitária (CEDAC)
38. · Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)
39. . Rede WATERLAT-GOBACIT: rede de pesquisadores de Universidades da América Latina com atuação no campo da Ecologia Política das Águas.
40. . Trama Ecológica (OSCIP, Duque de Caxias)
41. . Associação Universitária Latino Americana (AULA)
42. . Coalizão Pacto pelo Mar – Municípios Costeiros do Estado do Rio de Janeiro, rede que congrega cerca de 100 instituições entre pesquisadores universitários, pescadores artesanais, entidades ambientalistas, gestores e técnicos de órgãos públicos, que atuam em rede com ênfase na salvaguarda das três baías fluminenses (Guanabara, Sepetiba e da Ilha Grande).
43. . Associação Colônia de Pescadores Artesanais de Duque de Caxias. Associação de Caranguejeiros e Amigos do Mangue de Magé (ACAMM)
44. . Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB): com atuação junto a agricultores familiares do município de Cachoeiras de Macacu. Desde 2019, o MAB desenvolve o Curso de “Pedagogia das Águas em Movimento de Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidades do Município de Cachoeiras de Macacu/RJ” através de uma parceria pedagógica com o Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (LAVSA), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ).
45. . Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)
46. . Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC): órgão do GOERJ responsável pela gestão da Ilha de Brocoió, Baía de Guanabara.
47. . Departamento de Ensino e Navegação e Capitania dos Portos do RJ (Marinha do Brasil)
48. . Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG): a carta de apoio foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Ampliada do CBH-BG.
49. . Faculdade de Formação de Professores da UERJ de São Gonçalo (FFP-UERJ): a carta de apoio foi aprovada por unanimidade pelos Departamentos de Ciências, Ciências Humanas, Educação, Geografia, Letras e Matemática.
50. . Coordenação do Curso de Graduação em Artes do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS-UFF)
51. . Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PEPEDT/UFRRJ)
52. . Colegiado Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Baía da Ilha Grande (Colegiado BIG)
53. . Núcleo de Pesquisa e Estudos Socioambientais (NESSA) do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF) – Campos dos Goytacazes (RJ)
54. . Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) da Escola Politécnica (POLI/UFRJ)
55. . Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE/UFRJ)
56. . Parque Tecnológico da UFRJ (PTec – UFRJ)
57. . Instituto de Geografia (IGEOG) do Departamento de Turismo (DTur) e a Pós Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Territorial da UERJ (Campus Teresópolis)
58. . Grupo de Apoio à Mobilização – Região Sudeste (GAM-SE): O GAM-SE é um dos 5 Grupos Regionais criados para dar apoio à mobilização da sociedade brasileira na implementação das diretrizes da ”Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)” sob a coordenação da Organização  das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), iniciativa  coordenada no Brasil pelo Comitê de Assessoramento da Década da Ciência  Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável instituído pela Portaria GAMBI No.  4.534, de 8 de março de 2021, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
59. . Programa de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da Universidade Federal Fluminense (PBMAC/UFF)
60. . Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Centro de Letras e Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ)
61. . Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
62. . Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), carta assinada pelo Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
63. . Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) mantenedora das unidades acadêmicas: Faculdade de Engenharia Souza Marques (FESM), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLSM), Escola de Medicina Souza Marques (EMSM), Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Empresas (FCCAE) e Escola de Enfermagem Souza Marques (EESM)
64. . Reitoria da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (UEZO) – Esta instituição acadêmica foi incorporada em 2022 à estrutura da UERJ se constituindo no Campus Zona Oeste da UERJ
65. . Núcleo de Estudos Antropológicos do Norte Fluminense (Neanf/INCT InEAC/UFF), constituído por pesquisadores e pesquisadoras do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes-RJ e do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (PPGJS/UFF)
66. . USLA – Universidade Santiago de León de Las Américas (Porto Rico)
67. . Grupo de Pesquisa Geodiversidade e Memória da Terra do Instituto de Geociências (IGEO), Departamento de Geologia da UFRJ, que congrega pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, dedicados ao estudo de aspectos teóricos e aplicados sobre geodiversidade.
68. . Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM): Órgão executivo da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), colegiado coordenador da Política Nacional para os Recursos do Mar.
69. . Centro de Estudos em Direito do Mar “Vicente Marotta Rangel” – CEDMAR/USP da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP)
70. . Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Maryland (UMCES, EUA)
71. . Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
72. . Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF)
73. . Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA)
74. . Secretaria Executiva da Rede de Comunidades de Aprendizagem do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM): coordenado pelos Projetos TerraMar e Gef-Mar, a Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit(GIZ) GmbH.
76. . Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão técnico da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS)
77. . Laboratório de Imagem e Criação em Dança (LICRID) e Companhia de Dança Contemporânea da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ)
78. . Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO)
79. . Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC) – Prefeitura do Rio de Janeiro
80. . Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade – Prefeitura de Guapimirim
81. . Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) – Prefeitura de Mangaratiba
82. . Secretaria Municipal de Agricultura e Pescada (SMAP) – Prefeitura de Itaguaí
83. . Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano vinculada ao Instituto Oceanográfico Universidade de São Paulo (IO-USP)
84. . Espaço Ciência Viva (Associação Civil): Primeiro museu participativo de ciências do Rio de Janeiro, nasceu em 1983, e atua nas áreas de educação ambiental; formação de educadores, estudantes e comunidades e em ações de Divulgação Científica Oceânica no campo da saúde ambiental por meio de projetos em parceria com a FIOCRUZ.
85. . Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), Órgão Suplementar do Centro de Tecnologia da UFRJ
86. . Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular da OAB/RJ (Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil)
87. . Museu da Vida vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
88. Prefeitura Municipal de Niterói – Carta de Apoio Institucional assinada em 26/07/2022 pelo Prefeito Axel Schmidt Grael.
89. . Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ)
90. . Centro de Estudos Para Sistemas Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (CESS/UFF) localizado na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR)
91. . Grupo de Pesquisa Produção Sustentável e Simbiose Industrial (PSSI), vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção (VEP) da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
92. . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) – Campus Avançado de Maricá