Barqueata e Pré-conferência Participativa da Baía de Guanabara em Paquetá

Será realizada no dia 17 de dezembro de 2023 (domingo) na Praia da Moreninha, a última pré-conferência do ano com o tema : “A importância da Universidade do Mar da Baía de Guanabara no contexto da Década do Oceano e da Restauração dos Ecossistemas (ONU, 2021-2030)”. O evento conta com o apoio institucional da  Fundação Heinrich Böll (Brasil) 

Este ano, marcado pelo Verão das mudanças climáticas, nosso Encontro de encerramento do ano será na Ilha de Paquetá com uma bela Barqueata e atividades artísticas e culturais !

PROGRAMAÇÃO INICIAL ( parcerias ainda em produção )

9h – Passeio ciclístico na orla da Ilha de Paquetá. Associação de Ciclistas da Ilha do Governador.

9:30h – Barqueata na Praia da Moreninha que fica em frente à Ilha de Brocoió (futura sede da Universidade do Mar).
Na praia da Moreninha: Feira de Artesanato e Feirinha de produtos agroecológicos e plantio de mudas de árvores.

11:30h – Pré Conferência Participativa da Baía de Guanabara: plenária c/ moradores/as, pescadores/as artesanais, pesquisadores/as e órgãos públicos.
*Apresentação de trabalhos produzidos nas universidades por pesquisadores/as e estudantes – “Varal das Ciências do Mar e da Economia do Mar”

12:30h – Lanche coletivo  com mesa de frutas e sucos.

17h – Atividade Cultural na Livraria Paquetá com música, poesia e exposição literária, lançamento de livros sobre a Baía de Guanabara e os Povos Indígenas.

MENSAGEM AOS VOLUNTÁRIOS : Você pode confirmar sua presença com a Maju (Maria Júlia), Jaqueline, Gabriela e Clara Cardoso.

Pré-conferências já realizadas

Pré Conferências já realizadas desde Março/2023

19/03/2023: Barqueata e Expedição Científica entre o Quadrado da Urca e a Ilha de Brocoió (futura sede da Universidade do Mar) e Lançamento da I Conferência PRAI-BG (2023-2030) no Paquetá Iate Clube com participação de cerca de 500 pessoas, entre moradores/as, pesquisadores universitários, comunidades pesqueiras, e de representantes de órgão públicos, jornalistas e de empresas sediadas nesta bacia hidrográfica.

A Barqueata gerou um ‘abraço’ simbólico à Ilha de Brocoió, e contou com dezenas de embarcações de pesca, iates clubes, velejadores, praticantes de esportes, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros (Grupamento de Salvamento Marítimo), sendo que seu objetivo foi o de pressionar pela imediata assinatura pelo GOERJ da Cessão de Uso deste bem de valor histórico-cultural e ecológico para que a Reitoria da UERJ e as instituições parceiras possam implantar o Campus Avançado da Universidade do Mar (UniMAR) criadaem 08/03/2022.

25/03/2023: Pré Conferência da Juventude pelo Direito à Água – Encontro virtual de coletivos de juventude do Brasil e do exterior para a elaboração de propostas para a Conferência da ONU sobre o Direito à Água.

22/04/2022: Eventos descentralizados em celebração ao Dia Mundial da Terra.

02/05/2023:– Pré Conferência na FAETEC de Jardim América (Zona Norte carioca).

13/05/2023: Pré Conferência na Casa da Ciência da UFRJ como parte da programação da “Exposição Futuros da Baía de Guanabara com realziação de roda de conversa com pesquisadores da UFRJ.

21/05/2023: Pré Conferência na IIha do Governador (Praia da Bica) no Dia da Diversidade Cultural com Barqueata dos pescadores artesanais e coletivos de esportes náuticos, oficinas de educação ambiental e show musical.

24 e 25/05/2023: Pré Conferência em São Gonçalo na Faculdade de Formação de Professores (FFP)

da UERJ.

27/05/2023: Pré Conferência na Lapa no Dia Nacional da Mata Atlântica – Cinedebate organizado pelo Coletivo Engajamundo no Centro Cultural Othello.

31/05/2023: Pré Conferência na FAETEC de Paracambi com participação de estudantes e professores.

17/06/2023: Pré Conferência em Guapimirim com o tema “Da Serra ao Mar” com palestras, oficinas de educação ambiental, exposição e show do cantor Lenine.

22/06/2023: – Pré Conferência na UNIRIO com debates, grupos de trabalho e evento cultural.

18/07/2023: Pré Conferência na FIOCRUZ com participação de pesquisadores/as, movimentos sociais e pescadores/as. Evento híbrido com transmissão online.

21/07/2023: Pré Conferência da Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada na Nave do Conhecimento, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) – Unidade do bairro da Penha, que teve como temática: “Saneamento Ambiental dos Rios da Zona Norte – Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara”.

25/07/2023: Pré Conferência no Clube de Engenharia tendo como tema: “A Mata Atlântica e a Baía de Guanabara”. Evento híbrido com transmissão online.

Como parte da programação da Pré Conferência no Clube de Engenharia ocorreu no dia 03/08 o evento de lançamento do filme “Uma Baía” do cineasta Murilo Salles e no dia 15/08 haverá palestra virtual de representante do Ministério do Meio Ambiente e do Clima (MMA) com participação da Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Professora Rita de Cássia Guimarães Mesquita que abordará o tema “Baía de Guanabara e Mata Atlântica”.

26/08 – Pré Conferência de Magé no Clube Municipal (Centro).

28/08 – Pré Conferência de Duque de Caxias na Catedral de Santo Antonio (Centro) junto com o I Encontro Municipal da Pesca Artesanal do município.

31/08 – Pré Conferência em Maricá no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) localizado na Estrada de Ubatiba.

15/09 – Pré Conferência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão, com oficinas, palestras e exposições e lançamento pela Reitoria da UFRJ de Programa para a Baía de Guanabara (2024-2050).

30/09/2023 (EVENTO TRANSFERIDO INICIALMENTE PARA O DIA 04/11/2023 DEVIDO A ALERTA METEREOLÓGICO EMITIDO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA MARINHA DO BRASIL) Barqueata e Pré Conferência de Niterói, na Praia de Icaraí, tendo como temática central “A Importância da Economia do Mar na Baía de Guanabara”. O evento está sendo organizado pelo Baía Viva e a Associação Niteroiense de VA´Á e contará com grande Barqueata de embarcações de pescadores artesanais e grupos de esportes náuticos, tendas com oficinas de educação ambiental, mutirão de limpeza da praia e show musical.

Este evento será reagendado para o início de 2024.

Pré-conferência em Paracambi dia 31 de Maio na FAETEC

Pré-conferência em São Gonçalo dias 24 e 25 de Maio na FPP- UERJ

Pré-conferência 21 de Maio na Praia Da Bica

Pré-conferência  dia 17 de Junho em Guapimirim

Fotos: Claudio Fagundes

Pré-conferência  dia 26 de Agosto em Magé

Pré-conferência na FioCruz dia 18 de Julho na FIOTEC

Pré-conferência  15-9 UFRJ Campus Caxias

Pré-conferência Clube de Engenharia 25 de Julho

LINHA DO TEMPO

Entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023 iniciou-se o processo de mobilização social preparatório da I Conferência Participativa PRAI-BG (2023-2030) à partir de uma iniciativa do Movimento Baía Viva e apoio da Casa Fluminense através do Edital Fundo Casa (Agenda 2030).

Neste período, através de diversos encontros presenciais e reuniões virtuais, deu-se a formação do Comitê Organizador da Conferência que atualmente é composto por cerca de 90 instituições da sociedade civil entre movimentos sociais, comunidades pesqueiras e coletivos de juventude.

– 1o de fevereiro de 2023: lançamento da Consulta Pública on-line, através da plataforma Google forms, visando coletar sugestões da população, organizações populares e pesquisadores/as que irão compor o futuro Plano Integrado PRAI-BG.

Acesse o formulário aqui e dê a sua contribuição.

Inscrições

– 7 de fevereiro de 2023: Instalação do Comitê Científico da PRAI-BG constituído por dezenas de pesquisadores e pesquisadoras que atuam em instituições parceiras da Universidade do Mar (UniMAR), tais como: UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, PUC Rio, UFF, UERJ, FIOCRUZ, UESA, Universidade de Maryland (UMCES, EUA).

Atualmente, o Comitê Científico também é formado por representantes indicados pelo ICMBio, órgão gestor da APA Federal de Guapimirim e da Estação Ecológica da Guanabara; Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM); INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural); SEAS/INEA; Capitania dos Portos do RJ (CPRJ); Secretaria de Meio Ambiente de Guapimirim; Reitoria e Prefeituras; entre outras.

19 de março de 2023: realização da bela Barqueata na Baía de Guanabara que mobilizou pescadores artesanais, praticantes de Esportes Náuticos, Iates clubes, grupos de Escoteiros do Mar, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros, com o Lançamento da I Conferência PRAI-BG no Paquetá Iate Clube que teve a presença de cerca de 500 participantes.

O principal objetivo da Barqueata foi pressionar o Governo do Estado pela assinatura imediata do Termo de Cessão de Uso da Ilha de Brocoió para que a Reitoria da UERJ com o apoio das demais instituições acadêmicas, venha a instalar o campus avançado da Universidade do Mar (UniMAR) neste bem público que encontra-se abandonado e sem uso público há anos.

Na Ilha de Brocoió, localizada no Arquipélago de Paquetá, que é um bem de valor histórico-cultural e ambiental tombado desde 1965 pelo INEPAC, a UniMAR pretende instalar laboratórios para monitoramento da qualidade ambiental das águas da Baía, realização de pesquisas científicas, instalação de posto de salvamento de espécies marinhas, cursos de formação profissional voltadas às comunidades tradicionais, visitação pública com atividades guiadas de Educação Ambiental voltadas às escolas e o fundeio naquela região da Baía do primeiro Navio Oceanográfico da UERJ inaugurado em 2019 e do Navio Escola “Ciências do Mar” da UFF que são importantes infraestruturas logísticas para transformar o estado do RJ numa referência no campo das Ciências do Mar e da Economia do Mar.

– Entre 22 de março (Dia Mundial da Terra) e 5 de Junho (Dia Mundial do Meio Ambiente): realização das Pré conferências territorializadas (ou fóruns itinerantes) nós municípios, universidades e comunidades para coletar sugestões e propostas que serão inseridas no Plano Integrado PRAI-BG (2023-2030).

– 8 de junho de 2023: evento de culminância com a realização da I Conferência Participativa PRAI-BG (2023-2030).

– 2023 – 2025: Monitoramento Participativo do cumprimento das Metas de compromissos acordadas e da adoção dos Indicadores socioambientais, socioeconômicos e de saúde coletiva.

– 2025: realização da II Conferência Participativa PRAI-BG (2023-2030).

arabanauG

Baía de Guanabara
Bacia beleza rara.
Como o trovador cantara.
Contemplá-la: cura e sara!
Nas medicinais águas do caju,
Se banhou o imperador
Lançou moda cadeira chapéu
Crista é onda sem vaca nem dor
De Ramos… derramo saudades!
Daquela prainha de perto
A pé se ia sem maldade!
Piscinão: “concha de felicidade”!
Ilhas para visitar:
Turismo em Irajá…?
Praias de Cordovil…?
Ninguém viu!?
A vista foi se alterando
A prazo entulho aterrado
Esgoto mudou o rico…
Ecossistema virou penico!
Arabanaug está ao contrário
É areia, é sereia, é rainha.
Salve com sagrado erário
O que é teu, nossa-rainha!
Baía de Guanabara!

ML

Fotos da Barqueata

Clip da Barqueata

Videos da Barqueata

Agradecimentos

O Movimento Baía Viva agradece de coração as participações dos moradores, comerciantes, trabalhadores e trabalhadoras do bairro e ao Iate Clube Paquetá; das comunidades pesqueiras que se mobilizaram para a bela Barqueata; dos praticantes de esportes náuticos; das pesquisadoras e pesquisadores que compõem o Comitê Científico da I Conferência Participativa da Baía de Guanabara.

Agradecemos à todos os artistas que da manhã até à noite fizeram uma bela ação cultural. Agradecemos às instituições apoiadoras que viabilizaram a infraestrutura do evento, todos os jornalistas que dedicaram seu domingo à esta causa tão nobre e necessária. Aos representantes de órgãos públicos e também aos movimentos sociais de vários municípios que no seu cotidiano se mobilizam com muito afeto e resistência pra lutar pela restauração da Saúde Ambiental da Baía de Guanabara e salvaguarda dos rios, mangues, lagoas, mata atlântica e pelos direitos ancestrais das comunidades tradicionais, nosso muito obrigado !

Nossos sinceros agradecimentos também aos ativistas, estagiárias e voluntários, voluntárias e estagiários, do Baía Viva que por meses se dedicaram à construção coletiva deste grande evento com muita dedicação, respeito e afetividade entre nós !

E atenção para as mais de 850 pessoas e 90 organizaçōes inscritas na Conferência PRAI-BG:  a próxima etapa será a construção coletiva de diversas pré-conferências e fóruns itinerantes nos municípios, universidades e comunidades para construção do nosso Plano Integrado para a Restauração da Saúde Ambiental da Baía de Guanabara.

Sigamos juntos na luta por uma Universidade do Mar na Ilha de Brocoió !