O prefeito de Niterói assinou nesta terça, 26 de julho, a Carta de Apoio Institucional do município citando ” Niterói à disposição para integrar esforços em prol da conservação e recuperação das áreas marinhas e sua biodiversidade, ampliar o conhecimento nessa matéria, assim como, melhorar a qualidade de vida das comunidades que delas vivem” .

O apoio da prefeitura de Niterói era esperado como se uma medalha olímpica fosse. Ao mesmo tempo estava previsto, como algumas das vitórias incontestáveis da família Grael nos esportes da Vela ao vento. Porque a cidade tem boa parte de sua população diretamente ligada à Baía.

” Esta Prefeitura possui interesse nesse tema tão relevante e vem construindo e apoiando uma agenda municipal relativa à Década dos Oceanos, a qual está perfeitamente integrada aos objetivos do projeto em questão. Além disso, Niterói coordena o projeto Enseada Limpa desde 2013, com resultados expressivos, o qual trabalha com a bacia hidrográfica contribuinte à Enseada de Jurujuba, e que visa ao aumento da balneabilidade e da qualidade de vida da população local “, cita o texto da carta.

” A Prefeitura Municipal de Niterói reconhece a importância do projeto “Universidade do Mar, parceria entre a Faculdade de Oceanografia da UERJ, o Movimento Baía Viva e a MORENA (Associação de Moradores da Ilha de Paquetá), que visa promover a recuperação ambiental integrada da Baía de Guanabara e de seus ecossistemas, além de atuar na conservação das espécies marinhas ameaçadas de extinção (como o boto-cinza, símbolo do Rio de Janeiro); promover cursos de formação politécnica e cursos técnicos voltados à população em geral e comunidades pesqueiras artesanais, bem como a realização de cursos livres voltados à difusão dos saberes tradicionais oriundos das populações tradicionais; a implantação de equipamento público para salvaguardar a paisagem cultural, natural e a beleza cênica no Arquipélago de Paquetá, bem como a ecologia da paisagem da Baía de Guanabara”.