ATUALIZADO EM 20-05-2023

 

Depois de terem as obras paralisadas por protestos dos moradores da aldeia Mata Verde Bonita, da comunidade de pescadores de Zacarias e moradores de Maricá, o empreendimento espanhol Maraey voltou a colocar funcionários no serviço de derrubar mata preservada por decreto do governo Estadual. APA significa Área de Proteção Ambiental. O vídeo de denúncia chegou na quinta-feira, 18. Essa área é contígua ao local onde já foram instalados barracões para funcionários.

 

INVASÃO VEM DE ANOS

Uma tragédia está se desenrolando na paradisíaca costa norte do Estado do Rio, mais exatamente na região de Maricá. Como os avanços dos atores são lentos e medidos, a sensação de ” se acostumar com aquilo ” vai tomando conta do palco. A tragédia é a invasão de uma  área preservada por decreto, conhecida por APA – Área de Proteção Ambiental – de Maricá. Junto com uma ameaçadora invasão de turistas, cerca de 40 mil pessoas.

DOCUMENTO AQUI – DECISÃO JUDICIAL NÃO CUMPRIDA 

 

Um megaempreendimento conhecido pelo nome comercial de Maraey já tem site e tem inclusive no site uma página com compromissos de sustentabilidade. Mas a empresa espanhola dona da marca e do projeto de resort na área, a IDB Brasil , não conseguiu manter a obediência à decisão do Supremo Tribunal de Justiça que em 22 de março de 2022 que manteve a anulação da licença ambiental do projeto, suspendendo as obras na APA.

A denúncia aconteceu no dia 10 de abril, pelo movimento Pró-Restinga. ” a empresa IDB deu início a destruição do ecossistema nativo da restinga de Maricá. Este é componente do Bioma Mata Atlântica, logo Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. A intenção é a implantação de um mega empreendimento na restinga da Área de Proteção Ambiental de Maricá, a primeira APA estadual do RJ. A localidade abriga o território do povoado pesqueiro de Zacarias, registrado ali em 1797, pelo Mosteiro de São Bento, ecossistemas nativos da Mata Atlântica com alta biodiversidade e alto grau de preservação, com destaque para o ecossistema de restinga,  os locais de pesquisas acadêmicas mais antigos e de maior quantidade em restinga no Brasil,  espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção e 18 únicas no mundo, sítios arqueológico e históricos e locais de pouso de aves migratórias nacionais e internacionais ” diz o comunicado do Pró-Restinga.

IDB persiste em invadir APA de Maricá

Não é a primeira vez. Em 9 de julho de 2022 houve mais uma tentativa com início de marcação para obras que foi rechaçada pela comunidade de etnia Guarani Mbyá da Aldeia Mata Verde Bonita. Eles tiveram o cemitério invadido por máquinas de terraplanagem. Não é nem a segunda vez, porque em 2019 o licenciamento ambiental já havia sido embargado por reclamações de moradores. O projeto prevê, em poucos anos, uma nova população de 40 mil turistas na região. Em cima de uma restinga histórica e de grande importância para a cidade de Maricá.

” Essa APA vem desde 1988, foi uma conquista durante o governo Brizola. È uma coisa absurda, esse resort espanhol vem ameaçar, expulsar e destruir a comunidade pesqueira de Zacarias, com 300 anos de tradição no lugar, e a aldeia indígena Guarani Mata Verde Bonita. Eles resolveram acelerar a destruição ambiental, infelizmente com a conivência tanto do INEA quanto da prefeitura de Maricá ” acusa o ambientalista Sergio Ricardo, co-fundador e diretor do Baía Viva.