Comunicação Movimento Baía Viva

 

Após a vistoria técnica conjunta das Secretarias de Estado de Transportes e Logística, representado pela assistente de Transporte Aquaviário – Engª Thamara Luiza Alves de Souza, e da Municipal de Transportes, representado na ocasião, pelo Coordenador Técnico das Regionais, Eng. Ronald Miguel dos Santos, e integrantes do Movimento Baía Viva que ocorreu no dia 29 de Novembro, no Parque Manoel Bandeira, na Ilha do Governador, está em andamento o Projeto de Integração Ônibus-Barca no Aterro do Cocotá. Para o integrante do Movimento Baía Viva, Ricardo Alonso Novaes a visita técnica foi um “momento histórico que contou com as presenças os técnicos das Secretarias Estadual e Municipal numa vistoria na Ilha do Governador. Nos deixa esperançosos de que a integração Intermodal Ônibus – Barcas retornará em breve a existir”.

Como resultado desse vistoria histórica, no dia 16 de Fevereiro, no Auditório da Secretaria Municipal de Transportes, SMTR, aconteceu a reunião onde foi apresentado o esboço do Projeto de Integração Ônibus-Barcas no Aterro do Cocotá. O Movimento Baía Viva constatou a inclusão das sugestões colhidas durante a visita técnica, não só com relação aos aspectos da mobilidade, mas também da necessidade de obras para revitalização do Aterro do Cocotá como a poda de árvores, melhoria dos pontos de iluminação, limpeza do espaço e restauração do calçamento.

Na apresentação do projeto pela Coordenadora da Regional – AP 3 da SMTR, a Engª Rebeca Bittencourt expôs sobre a proposta de fluxo do tráfego das linhas de ônibus. Participantes alertaram que as rotas de saída no sentido Freguesia, pelas Praias do Cocotá e Congonhas do Campo, são estreitas, sinuosas e de mão dupla. Outra indicação de problema é sobre o piso e se ele é capaz de suportar o peso e a vibração do intenso fluxo de ônibus.

Outro indicativo para que a integração intermodal aconteça com sucesso é a necessidade de um reforço no patrulhamento da Guarda Municipal e ampliação dos pontos de iluminação, afim de manter uma boa ambiência. Na última parte do encontro, foram apresentados os itinerários das linhas 696 – Praia do Dendê – Méier, 935 – Portuguesa – Ribeira da Viação Ideal, e a linha 328 – Bananal – Candelária da Transportes Paranapuã, que fossem alterados para passar em frente ao Terminal Aquaviário do Cocotá. Segundo os técnicos da SMTR, foram sugeridas duas outras linhas que circulam somente na Ilha do Governador. Para os técnicos, isso facilitaria a previsão de passada em frete ao Terminal Aquaviário do Cocotá, contemplando o duopólio rodoviário insulano nos horários próximos ao das Barcas. Assim como a reativação da linha n°934 – Ribeira X Portuguesa da Transportes Paranapuã, finalizando com a criação da Variante SV925 – Aeroporto x Bancários da Viação Ideal. Todas são sugestões em caráter experimental, que poderão sofrer adequações a partir das respostas dos usuários.

Compartilhamos o esboço do Projeto de Integração Ônibus-Barcas no Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador.
Projeto Cocotá_AP3