Visita técnica do Movimento Baía Viva à horta comunitária de Manguinhos gerida pela SMAC

Foi realizada no dia 19 de Janeiro, uma vistoria técnica conjunta das equipes do Programa Hortas Cariocas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Clima, SMAC, e Movimento Baía Viva à área da maior horta da América Latina, localizada na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O programa Hortas Cariocas é uma referência de política pública de garantia da segurança alimentar de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os ecologistas e técnicos da SMAC foram recebidos de forma carinhosa por representantes da Associação de moradores local e pelos hortelãos que solicitaram ajuda para a retomada da horta local que, até recentemente, tinha uma significativa produção de alimentos saudáveis (sem uso de agrotóxicos) e que era distribuída às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Na visita, identificou-se algumas importantes ervas medicinais no espaço da horta e poucas árvores frutíferas plantadas na comunidade: crianças brincavam nos canteiros da horta de Manguinhos que, atualmente, encontra-se desativada e tem alguns de seus trechos cobertos por lixo e entulhos.

Um trabalho de educação ambiental de base comunitária se faz necessário para que os espaços de uso comum, como a horta e o rio Jacaré, atualmente um valão de esgotos e lixo, sejam mantidos limpos pelos moradores/as com o apoio da COMLURB para que estes ambientes voltem a ser territórios saudáveis e sustentáveis.

Por meio de uma cooperação técnica serão buscadas novas parcerias para promover a retomada da Horta de Manguinhos e em outras comunidades cariocas e, com isso, dar uma contribuição para tirar o Rio de Janeiro do mapa da fome.

Fotos de Cláudio Fagundes – Acervo Baía Viva