Comunicação Movimento Baía Viva

Em março de 2023, será promovida a Barqueata com o Lançamento das Conferências sobre o Plano de Recuperação Ambiental Integrado da Baía de Guanabara (PRAI-BG, 2023-2030) na Década do Oceano organizada a partir de uma iniciativa do Baía Viva e com apoio de diversas organizações parceiras como Universidades, comunidades pesqueiras, órgãos públicos, movimentos sociais e praticantes de esportes náuticos.

Dia Mundial da Água

No 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e o Movimento Baía Viva realiza o lançamento da Conferência Participativa do Plano de Recuperação Ambiental Integrada da Baía de Guanabara (PRAI-BG). A programação será composta por uma ‘Barqueata’: uma expedição científica levará cerca de 120 convidados para um passeio do Quadrado da Urca ao Arquipélago de Paquetá e à Ilha de Brocoió. O público-alvo da ação são pesquisadores, gestores públicos, jornalistas, comunidades pesqueiras, empresas e movimentos socioambientais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A culminância da Conferência Participativa do PRAI-BG se dará em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a divulgação das principais propostas e soluções sustentáveis que serão apontadas pelos participantes durante os encontros nos territórios e por meio da consulta online.

Os eventos contam com o apoio do Fundo Casa Fluminense e tem como o objetivo promover o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e lideranças metropolitanas, visando à partir da Agenda Rio 2030, fomentar a construção de agendas locais de políticas públicas e a produção de soluções locais para melhoria da qualidade de vida e da saúde ambiental dos seus territórios e na busca por soluções de curto e médio prazo aos desafios enfrentados pela “cidade metropolitana” do Rio de Janeiro.

Metodologia Participativa
O Comitê de Organização da PRAI-BG está criando uma agenda extensa com a participação de representantes da população da Região Metropolitana Fluminense, que nas últimas décadas vem passando por um forte processo de ‘sacrifício ambiental’ provocado pela poluição e degradação de seus ecossistemas. Mais informações pelo whatsapp (21) 997348088

PARA SE INSCREVER, CLIQUE ESSE LINK

Fique atento aos nossos informativos nas redes sociais!