O  Superintendente do IBAMA RJ, Rogério Rocco, recebeu  membros do Movimento Baía Viva, dia 10 de abril,  para tratar uma cooperação institucional em três assuntos importantes para a saúde e meio ambiente no Estado do Rio.

– Apoio à implantação da Universidade do Mar na Ilha de Brocoió, Arquipélago de Paquetá, com solicitação de ajuda para aquisição de “ambulancha”, ambulância marítima, para o Corpo de Bombeiros da Ilha de Paquetá e assim melhorar as condições de trabalho destes profissionais que atuam em ações de salvamento marítimo e para que possam também atuar no salvamento de espécies marinhas da Baía de Guanabara.

– Projeto Viveiro da Mata Atlântica: Agendamento de visita da Superintendência do IBAMA-RJ e da Gerência do ICMBio à Aldeia Guarani Mbyá de Sapukai, Angra dos Reis (RJ) para conhecer as ações em andamento voltadas à garantia da soberania da segurança alimentar (implantação de Sistemas Agroflorestais) e de restauração ecológica que tem sido realizadas desde outubro de 2023 por meio de uma parceria entre a ACIBRA (Associação indígena do Bracuí) e o Baía Viva com apoio do Fundo Casa Socioambiental ao qual se somaram uma rede de órgãos públicos, universidades e o movimento de Agroecologia.

– Sobre a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal relativo ao “Cemitério de embarcações” afundadas e abandonadas na Baía de Guanabara foi combinado a realização de um evento no auditório do IBAMA-RJ para formação do Comitê Científico a ser composto pela Antac, Docas-RJ, Baía Viva e pesquisadores que farão o assessoramento da Justiça Federal em relação à apresentação de um Plano de Descomissionamento visando a retirada, remoção das embarcações com Segurança Ambiental e a destinação ambientalmente adequada e segura deste lixo náutico.

“Foi combinado uma visita da equipe do IBAMA ao Estaleiro Escola da Baía de Guanabara em funcionamento desde 2023 no Hangar Náutico da UFRJ, na Ilha do Fundão, que está com sua 2ª. turma do Curso de Aprendiz da Carpintaria Naval Artesanal formada por pescadores e escadorass artesanais de 7 municípios costeiros, que estão construindo embarcações de pesca” destacou nota de divulgação do Baía Viva.

Evento no dia mundial do Meio ambiente tem participação do Baía Viva confirmada na reunião do Ibama.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) será realizado o evento “Junho Verde” com uma grande ocupação da Praça XV com atividades de educação ambiental, barracas de produtos sustentáveis e atividades culturais. O Baía Viva participará com uma Oficina sobre a importância da Universidade do Mar na atual Década do Oceano.

FOTOS DE CLAUDIO FAGUNDES