O Centro de Ciências do Meio Ambiente da Universidade de Maryland nos Estados Unidos enviou carta de confirmação do apoio técnico e científico ao projeto de instalação da Universidade do Mar, em Paquetá, Rio de Janeiro. Com data de 31 de dezembro de 2021, fechou com chave de ouro um ano de grandes progressos e maior integração entre participantes do Movimento Baía Viva, da Associação de Moradores de Paquetá, a MORENA, e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Já são 70 instituições como apoiadores ou participantes diretos no projeto a ser realizado pela UERJ na Ilha de Brocoió e no Solar Del Rey, em Paquetá.

Baía de Cheasepeake tem projeto científico avançado e colaborativo 

A Universidade de Maryland possui um laboratório de pesquisas marinhas, The Chesapeake Biological Lab, porque a Baía de Chesapeake é o maior estuário do país deles, com mais de 150 rios desembocando, vindos de estados industriais como Nova York e Pensilvannia. As semelhanças com nossa Baía da Guanabara são muitas. Mas eles estão mais avançados em proteger o Meio Ambiente e usar a baía como transporte.

” Meus colegas e eu estamos entusiasmados em apoiar as atividades de pesquisa e educação propostas para esta universidade aberta, especialmente nas áreas de Gestão e Conservação Costeira, Sustentabilidade, Pesca, Gestão de Recursos Hídricos e Restauração Ecológica. Também endossamos o plano de colaboração por meio de um Conselho de Gestão para dar suporte científico e técnico à formulação de planos e políticas públicas para a restauração da Guanabara.” diz o Diretor do laboratório, Thomas Miller. ( Foto )