Depois de 40 dias nas ruas da Ilha do Governador, alternando entre horários e climas diferentes, os pesquisadores dos Ciclanos, associados ao Baía Viva, terminaram os 100 formulários da Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista, realizada em 60 cidades, pelo Laboratório de Mobilidade e Ong Transporte Ativo. A tabulação final está prevista para fevereiro de 2022 e muitas surpresas causadas pela Pandemia devem emergir dos dados.

Por isso também não podemos ainda divulgar os resultados locais da pesquisa. Mas apenas as impressões e fatos anotados durante a circulação dos pesquisadores, toda feita, claro, de bicicleta. Por exemplo: Com o baixo movimento de carros durante o início da pandemia, subiu o número de deslocamentos de bicicleta, sem aumento de acidentes proporcionais. Outro dado importante é a abertura de 2 novas lojas neste ano, com características de atendimento geral, enquanto uma loja especializada em esportes da bicicleta acabou fechando com a crise econômica. A Associação de Ciclistas da Ilha também voltou da pandemia com novidades e muitos eventos diferenciados.

Mas a nota triste é o estado das ciclovias e do Anel Cicloviário da Ilha. Não há conservação dos sinais e faixas desde a inauguração em 2013.  A falta de educação de trânsito e apoio das empresas para uso das bicicletas por funcionários também figuram como freios no uso da bike por mais pessoas na Ilha.