Por Thereza Dantas – Comunicação Movimento Baia Viva

A primeira ação foi no dia 26 de agosto de 2020, quando o canal do Baía Viva transmitiu a live “Viabilidade do Transporte de Barcas para a Ilha do Fundão e na Baía de Guanabara” que contou com a presença ilustre da Reitora da UFRJ, Profa. Denise Pires, do fundador do Baía Viva, Sérgio Ricardo, do presidente da Morena – Associação de Moradores de Paquetá, Alfredo Braga, e do conselheiro dos Conselhos Estadual e municipal de Transportes, engenheiro Licínio Rogério. Por entendermos a importância da pauta mobilidade urbana na vida dos cariocas, em setembro de 2020, o Movimento Baía Viva iniciou uma parceria com a Âmbar Consultoria Ambiental Jr, empresa júnior da UFRJ, para desenvolvimento da campanha “Queremos Barcas no Fundão” que é de suma importância não só para os estudantes e funcionários da UFRJ, mas também para toda a comunidade que faz o trajeto Rio – Niterói.


A estudante de Engenharia Ambiental da UFRJ, Juliana Gomes, atualmente presidente da Âmbar Consultoria Ambiental Jr, explica a importância da campanha “Queremos Barcas no Fundão”. “Nós que antes da realidade pandêmica frequentávamos a cidade universitária diariamente sabemos mais do que ninguém como a questão do congestionamento nos horários de pico acaba complicando ainda mais a rotina, além de também entrar em consonância com a questão ambiental falando sobre a poluição atmosférica e sonora causadas pela grande quantidade de veículos em circulação. Vale ressaltar que estamos vivendo em contexto pandêmico e agora mais do nunca conseguimos perceber que a mobilidade urbana também é questão de saúde pública, e não toca só no ponto do poder de ir e vir da população.”

Essa união na campanha “Queremos Barcas no Fundão” agora conta com a participação da Rede de Agroecologia da UFRJ (ReAU). Desde sua fundação em 2016, a Rede de Agroecologia da UFRJ (ReAU) e os coletivos que a compõem trazem consigo o sonho de uma sociedade mais justa e sustentável. A Rede de Agroecologia da UFRJ, tomando conhecimento da campanha, resolveu apoiar pois se trata de uma questão chave na dinâmica da cidade. O coletivo acredita na urgência da implantação desse trajeto para a cidade já que trata da ampliação do transporte aquaviário na região do Fundão bem como em outras áreas da região metropolitana.


Para Pablo, integrante da ReAU, “o transporte aquaviário pode ser ideal do ponto de vista geográfico, além de proporcionalmente causar muito menos impacto ambiental. Além disso, a ampliação desse sistema estará retirando das ruas inúmeros veículos por dia e assim desafogando as vias e tornando o trânsito mais fluido. Menos tempo nos transportes coletivos gera uma qualidade de vida melhor para a população fluminense, o que é mais um ponto abordado pela Agroecologia que preza pelo bem-viver, justiça social e pelo comprometimento com a preservação do meio ambiente.”

Ainda hoje a região da Ilha do Fundão é mal conectada com o resto da cidade, o que atinge não só a comunidade acadêmica da UFRJ, mas também os bairros do entorno. A ampliação das barcas em especial na Ilha tornará o local mais acessível e portanto mais democrático, tanto para o corpo docente como discente e o restante dos trabalhadores e moradores da cidade universitária. Essa união em torno da campanha “Queremos Barcas no Fundão” traz um poder de voz maior e com isso conseguimos divulgar as causas em conjunto para alcançar uma quantidade maior de pessoas, e assim plantar a semente impactando positivamente o meio ambiente.

Assinem a petição!🐬

O Movimento Baía Viva e a Âmbar Consultoria Ambiental Jr, da UFRJ, lançaram a campanha “Queremos Barcas no Fundão”!

O Fórum de Mobilidade Urbana, a Rede de Agroecologia da UFRJ (ReAU) e a FAM Rio – Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro também apoiam esse movimento.

Assine e compartilhe a petição: http://chng.it/GWwhpzk5sT

Mais informações no site Baía Viva, clique aqui

#BaíaViva
#QueremosBarcasFundão

 

Sobre a Rede de Agroecologia da UFRJ (ReAU)

Site ReAU

Instagram:
@redeagroecologicaufrj

Facebook:
Redeagroecologicaufrj

e-mail:
redeagroecologicaufrj@gmail.com

 

 

Os novos cards criados pela Âmbar Consultoria Ambiental Jr, da UFRJ.