Artigo de Alexandre de Gusmão Pedrini, professor adjunto do Instituto de Biologia da UERJ, doutor pela UFRJ e analista em C&T da CNEN.

 

O prof. Alexandre de Gusmão Pedrini é pesquisador e e tem dois livros publicados sobre a Educação Ambiental: “Educação Ambiental: Reflexões e Práticas Contemporâneas“, 1998, e “Paradigmas Metodológicos Em Educação Ambiental“, de 2007 . Ele nos cedeu o artigo “SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA O ENSINO BÁSICO BRASILEIRO:PROPOSTA PARA “O NOVO NORMAL” com a intenção de contribuir para o debate sobre Educação Ambiental, a partir do advento da pandemia da covid 19.

Na resenha, o pesquisador esclarece que a “convivência com as variantes do vírus deverá ocorrer, pelo menos, até 2022, cabendo aos três níveis de governo agirem em conjunto no seu enfrentamento.” O artigo defende que é hora de se planejar um novo normal para o nosso país, estados e municípios devidamente integrados.

Para o prof. Alexandre Pedrini, o “Novo Normal” exige um ambiente renovado e demanda a adoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares do ensino básico brasileiro. O modelo do Programa Nacional de Escolas Sustentáveis associado ao Programa Dinheiro Direto na Escola e a Agenda Ambiental Federal devem ser devidamente ressignificados e operacionalizados como políticas públicas integradas e transversais no país.”

Para baixar o pdf:
Pedrini Sustentabilidade Socioambiental Revbea 2021