Comunicação Movimento Baía Viva
Diversas comunidades pesqueiras e grupos ecológicos têm buscado construir uma coalizão da sociedade civil para lutar contra a expansão ilimitada das petroleiras que ameaçam a biodiversidade, a pesca, o lazer e o turismo no litoral brasileiro. Estamos, coletivamente, tentando mobilizar os pescadores artesanais e movimentos sociais por Justiça Ambiental para protestar e tentar impedir a realização do megaleilão de vários campos de exploração de petróleo e gás no litoral brasileiro que ocorrerá no dia 7 de outubro, quinta feira, às 9h, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Nesta data estão previstos os leilões de 92 blocos de exploração com área total de 53,93 mil km2, em 11 setores de 4 bacias sedimentares marítimas brasileiras (Campos, Santos, Potiguar e Pelotas). O ato público no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, em 7 de outubro, às 9h, está sendo promovido pelo Observatório do Petróleo & Gás, Arayara e campanha #Mar sem petróleo com o apoio da Confrem e do Baía Viva e comunidades pesqueiras de diversos Estados da federação.
OBS: é obrigatório o uso de máscaras durante todo o ato para prevenir da COVID-19!
Contamos com seu apoio e mobilização para juntos defendermos os Territórios Pesqueiros e os Direitos dos Pescadores Artesanais ameaçados pela perigosa e ambientalmente insegura expansão ilimitada da poluente indústria petroleira!
No Estado do Rio de Janeiro, o Baía Viva e comunidades pesqueiras têm lutado contra os licenciamentos ambientais fraudulentos dos megaempreendimentos do Terminal TEBIG (TRANSPETRO) e da corporação norueguesa EQUINOR que ameaçam provocar novos desastres ambientais nas baías de Sepetiba e da Ilha Grande.
O Movimento Baía Viva lançou em 2020, a Campanha “DESENGAVETA ALERJ” pela aprovação do Projeto de Lei no. 1941/2020 que proíbe as perigosas e inseguras operações SHIP TO SHIP (transbordo de combustíveis, óleo e produtos químicos entre navios) no interior das baías de Guanabara, Sepetiba e da Ilha Grande. Devido ao lobby das grandes petroleiras junto à parlamentares de diversos partidos, o nosso PL encontra-se engavetado na ALERJ.
Conheça e divulgue a Campanha pela aprovação do PL 1941/2020, clique aqui
Mais informações sobre a 17 rodada de licitações Concessões de Petróleo e Gás da ANP
Link 1, clique aqui
Link 2, clique aqui
Deixar um comentário