Comunicação do Movimento Baía Viva

 

Nessa semana, o Movimento Baía Viva, representado pelo ecologista Sérgio Ricardo de Lima, conversou com o Professor Júlio César da Silva, pesquisador do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da UERJ (DESMA/UERJ) no Centro Cultural Othello, sede do Baía Viva. Na pauta parcerias conjuntas com o DESMA/UERJ no âmbito da Universidade do Mar.

A “universidade do Mar”, UniMAR, está mobilizando uma rede de universidades públicas e privadas, o setor pesqueiro, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e empresas, para, em cooperação e sinergia, possamos organizar propostas sustentáveis para a formulação de um Plano de Recuperação Ambiental da Baía de Guanabara, assim como formular políticas públicas voltadas aos territórios das baías de Sepetiba e Ilha Grande, rios e lagoas e a salvaguarda do bioma Mata Atlântica.

No início desse ano, o reitor da Universidade Federal Fluminense, UFF, o Sr. Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, ofereceu apoio ao projeto UniMar colocando o navio-escola Ciências do Mar III, à disposição do projeto. O navio tem 32 metros de comprimento, autonomia de até 15 dias ou 3.300 milhas náuticas e alojamentos com capacidade para 26 pessoas, sendo 9 tripulantes e 17 pesquisadores/alunos.

Mais informações sobre a UniMAR nesse link