Por Comunicação do Baía Viva

O coletivo Baía Viva desde sua fundação nos anos 1990, defende a ampliação do transporte aquaviário na Baía de Guanabara. Os motivos são muito simples de serem entendidos: é um meio de transporte menos poluente, o investimento na implantação do transporte hidroviário é mais barato que as outras opções existentes e melhora a questão da mobilidade urbana, aproveitando o visual da Baía da Guanabara.

O Plano Hidroviário existe desde de 1984 e, no início de 2017, a Justiça Estadual decidiu pela anulação (cancelamento) da concessão ilegal realizada nos anos 1990, quando a CONERJ transferiu o serviço de operação do transporte de barcas para a Barcas S/A, e que hoje está nas mãos da CCR Barcas. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro também decidiu que será realizada uma nova licitação. O problema é que nessa nova licitação não consta o trajeto Praça XV-Ilha do Fundão!

Entre 2017 e 2018, foram realizadas algumas audiências públicas convocadas pela Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS) e a ALERJ em que moradores, movimentos sociais e técnicos fizeram abertamente a defesa dos benefícios da ligação por barcas no trajeto Praça XV-Ilha do Fundão. Diante disso, o Baía Viva iniciou em 2019, um diálogo com a Reitoria da UFRJ no sentido de buscar um posicionamento do Conselho Universitário da UFRJ em favor da inclusão das linhas Praça XV e Niterói para a Ilha do Fundão, já que essa linha apresenta grande demanda de deslocamentos diários, podendo integrar trechos entre o Aeroporto do Galeão e a estação do Cocotá (na Ilha do Governador). Atualmente esse transporte é realizado exclusivamente pelo modal rodoviário que contribui para o aumento dos congestionamentos nas vias urbanas e o aumento da poluição na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para a Reitora do UFRJ, a Profa. Denise Pires de Carvalho, essa possibilidade transporte público na Baía de Guanabara é “adequada, um transporte feito com segurança, além de um lugar muito bonito. Não é possível continuarmos com problemas graves de mobilidade urbana sem a perspectiva do transporte marítimo.”

Por isso, convidamos a todos para participar da live Viabilidade do transporte de barcas para a Ilha do Fundão na Baía da Guanabara, que acontece no dia 26 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h, no Facebook @BaiaViva e no canal do YouTube Baía Viva Movimento

Um pouco mais sobre o Trajeto Marítimo Praça XV-Ilha do Fundão
A Gerência de Estudos de Infraestrutura, da Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Sistema FIRJAN realizou um estudo, em julho de 2016, sobre a viabilidade desse sistema modal em comparação com os outros. O referido estudo afirma que o trajeto Praça XV-Ilha do Fundão-Galeão equivale a 10.640 viagens/dia; e trará como benefícios a retirada de 3.941 veículos de circulação/dia, ou seja, 3,3 km de vias desocupadas por dia, com potencial de redução dos congestionamentos em 18,7% nos horários de pico.

O Baía Viva vem tentando, desde 2019, viabilizar a articulação com a Prefeitura da UFRJ, ADUFRJ, SINTUFRJ e Movimento Pró-Vila, a mobilização com a participação de moradores, comunidade universitária, entidades sindicais e técnicos, para o encaminhamento de uma Moção do Conselho Universitário da UFRJ à SETRANS e eventualmente ao Ministério Público Estadual, sobre a importância social da linha aquaviária Praça XV-Ilha do Fundão.

O coletivo Baía Viva acredita que uma matriz de transporte limpa, menos poluente, contribui para a redução da poluição atmosférica e reduz o tempo diário que a população gasta no deslocamento casa-trabalho-estudo, melhorando assim, a qualidade de vida dos cariocas.

Serviço:
Live Viabilidade do transporte de barcas para a Ilha do Fundão na Baía da Guanabara
26 de agosto, quarta-feira, às 19hs
No facebook do @Baía Viva e o canal Youtube do Baía Viva Movimento