Uma construção exemplar de evento, mobilizando quase 10 mil pessoas, num dia de chuva e frio na orla carioca, em Copacabana, foi o que aconteceu na Marcha dos Povos frente ao G20, neste sábado, dia 16 de novembro. Enquanto o governado federal apostava suas fichas em mobilizar os movimentos sociais em seu favor, no evento G20 Social, a festa em Copacabana é a resposta alto astral dos movimentos sociais que ficaram de fora do evento mundial.

Leia Mais sobre a Cúpula dos Povos

O tema principal da marca foi pedir ao presidente Lula a imediata ruptura diplomática com o governo de Israel. Dividida a marcha em alas e grupos, eram os grupos de apoio à Palestina os que mais ocuparam espaço e tiveram voz.  No total, foram 3 carros de som e quase 15 alas diferentes, com direito à bateria marcando o ritmo e as palavras de ordem. Quem não pôde ir consegue assistir uma pequerna amostra nas imagens e no vídeo abaixo.

Evento do dia 14 foi importante para a marcha do dia 16

Foram quase 400 entidades e rupos com diversas representações e diferentes demandas se comunicando por quase 40 dias na formação da Cúpula dos Povos, que aconteceu dia 14 de novembro, na ABI, e na marcha do dia16 de novembro. O movimento Baía Viva foi representado por Jailson Florêncio, Francisca e Adriana Odara na formação da Cúpula, e na marcha, por Alex Gomes, e Thereza Dantas, ambos do GT Com.

 

Imagens : Alex Gomes e Thereza Dantas