O Mapa de Bordo é um documento obrigatório que todo pescador em sua embarcação pesqueira deve preencher. Ele informa qual a quantidade de pescado e de que espécies foi tirada do mar ou rio naquela viagem. É da rotina da vida de quem pesca profissionalmente. A forma mais comum de ser feito é manualmente, à caneta, e entregue nas superintendências federais de pesca pelos estados. Mas como tudo que está no papel está virando digital, o mapa de bordo feito para computador e telefone já começa a ser testado do dia 15 ao dia 30 de maio de 2023.
É parte de um esforço geral de governos, como exemplo temos os documentos de Detran ou INSS que já podem ser conseguidos pela internet. Para o Ministério da Pesca e Aquicultura a disrupção é o sistema PesqBrasil, onde o Mapa de Bordo Digital foi o primeiro lançamento, dia 20 de abril.
” O formulário manual dificulta a criação dos dados e sua organização. De forma que o Brasil vem sendo cobrado internacionalmente pela falta de informações de sua produção de pescado “, diz o comunicado do MPA no lançamento.
Foi divulgado ainda um calendário com 7 reuniões on-line para ensinar a usar o formulário digital. E dois vídeos com aulas sobre o mesmo assunto. As reuniões são para os pescadores, armadores, entidades de classe e os vídeos podem ser vistos 24 horas. Depois da fase de testes haverá a publicação de uma portaria que o determinará o formulário digital como único meio de entrega e recepção das informações das pescarias do Mapa de Bordo. A publicação ainda não tem data.
Deixar um comentário