Notícias da base do movimento Baía Viva na região dos Lagos, onde um mutirão ambiental foi iniciado em 27 de fevereiro, no bairro Foguete, em Cabo Frio. O objetivo é recuperar a vegetação nativa e costeira da região. A iniciativa é do Movimento Baía Viva, da Associação de Moradores do Foguete e da REAC, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima. O mutirão continua nas próximas semanas, com novas ações para proteger e restaurar a área. Para participar como voluntário, envie um e-mail para movimentobaíaviva2020@gmail.com

A iniciativa dá continuidade a um esforço constante dos moradores em pedir melhorias, atendido pela prefeitura em janeiro, para reorganizar a ocupação na praia. A praia do Foguete beira da estrada que liga Cabo Frio e Arraial do Cabo,  é um dos bairros mais antigos e menos ocupados de Cabo Frio.

As equipes da prefeitura percorreram toda a extensão da orla do Foguete, identificando necessidades como arborização, poda, corte de árvores e a remoção de lixo acumulado na restinga. Foi constatada também a presença de plantas exóticas, que serão manejadas de forma sustentável para proteger o ecossistema local.

A vegetação de restinga desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico, servindo como habitat para diversas espécies e auxiliando na fixação da areia. No entanto, quando fragmentada, a interação da fauna é afetada, impactando animais como répteis e crustáceos, que dependem desse ecossistema para abrigo, alimentação e reprodução.