O Movimento Baía Viva está entre as 20 organizações selecionadas para receber capacitação e financiamento do Instituto Guetto, por edital. Integrantes do Movimento Baía Viva participaram, no dia 4 de novembro, do primeiro encontro com outras 19 organizações da sociedade civil selecionadas pelo edital Projeto Sementes, realizado no Parque Madureira.
O Instituto Guetto é uma organização com uma trajetória de 15 anos dedicada à promoção da cidadania, da arte e da cultura como ferramentas de transformação social. Com atuação no Rio de Janeiro, o Instituto define sua missão como a de “promover o desenvolvimento humano por meio da arte, cultura, esporte, lazer, educação e cidadania”, focando suas ações em jovens de favelas e periferias.
Capacitação e Investimento
O Projeto Sementes, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, selecionou 20 organizações e Pontos de Cultura que atuam com cultura popular brasileira. A formação terá duração de quatro meses, em modalidade híbrida (aulas online e dois encontros presenciais), e oferece conteúdos voltados para o fortalecimento institucional, captação de recursos, gestão de projetos, sustentabilidade e políticas culturais, com foco em lideranças negras e indígenas.
Além da capacitação, que qualifica a atuação do Movimento Baía Viva, o grupo receberá um apoio financeiro de R$ 10.000 (dez mil reais). O recurso será destinado à realização de uma ação cultural e agroecológica em parceria com os Guaranis da Aldeia Mata Verde Bonita, localizada em Maricá, no Rio de Janeiro.
O edital reforça o valor do Instituto Guetto como um agente catalisador, proporcionando não apenas suporte financeiro, mas também a estrutura de conhecimento necessária para que movimentos sociais como o Baía Viva possam se consolidar e expandir seu impacto positivo na cultura e no meio ambiente.
FOTOS CLÁUDIO FAGUNDES



Deixar um comentário