Na praia do Pelonias, nos Bancários, Ilha do Governador, essa semana começou um vazamento de óleo bruto a aparecer nos bueiros, a céu aberto. Mas era betume, como apurou nossa reportagem no local.

A denúncia foi encaminhada por pescadores que fotografaram a situação no dia 10. Pelo menos um deles teve  prejuízo com redes contaminadas com o que ele acreditava ser óleo bruto. Era um sinal de que alguma tubulação entre a terra e a baía poderia estar vazando, um medo constante dos pescadores naquela colônia. Uma subsidiária da Petrobrás possui uma tubulação que cruza a ilha pelos Bancários e Freguesia, mas é tubulação de gás, como mostram as fotos.

Obra da Prefeitura vai melhorar a canalização mas houve erro na cobertura asfáltica

Um funcionário do INEA esteve no local no dia 11 monitorando o trabalho do dia anterior, a contenção do contaminante na saída de esgoto que vai para o canal dos Bancários, que desemboca na Baía de Guanabara. Ele confirmou que o material não é óleo bruto, na verdade é betume com pouco de piche.

A menos de 50 metros está uma obra da Prefeitura, para colocar nova tubulação de esgotos. Na obra também tinha  betume, vindo pela tubulação isntalada na rua anterior, onde está sendo feita a manta asfáltica dessa nova rede. Uma grande quantidade de matéria fervente deve ter corrido pela tubulação daquela rua até à saida da obra e depois, até a a saída do canal, onde os pescadores fotografaram.

Viatura do INEA

Obra da Prefeitura

Placa da Petrobrás

Betume na obra da Prefeitura.

 

Betume na saída para o Canal dos Bancários