Em reunião na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) nesta sexta-feira (28/04) na Avenida Venezuela, foi reafirmada a importância de uma cooperação institucional para a realização da Ia Conferência Participativa sobre a Restauração da Saúde Ambiental da Baía de Guanabara (PRAl-BG, 2023-2030) que reunirá pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades, comunidades pesqueiras, órgãos públicos das esferas federal, estadual e prefeituras e organizaçōes da sociedade civil.
Há um entendimento entre as partes na reunião que o documento técnico de referência para orientar os debates durante as pré-conferências será o produto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2016 entre o governo estadual, através da SEAS, e a Universidade de Maryland (UMCES), nos Estados Unidos.
As pré-conferências serão realizadas entre maio e junho em vários municípios, universidades e comunidades, para compor o futuro Plano Integrado PRAI-BG (2023-2030). A cooperação internacional citada acima apontou um amplo diagnóstico sobre as condições ambientais da Baía de Chesapeake e à época hierarquizou um conjunto de ações de políticas públicas a serem adotadas pelos entes governamentais e empresas naquela localidade.
Neste momento, este ACT está sendo retomado após visita realizada em março deste ano à Universidade de Maryland realizada pela equipe técnica da SEAS/INEA.
Outras fontes relevantes de informação serão as contribuições oriundas da Consulta Pública on-line que foi lançada em 1o de fevereiro de 2023 e o resultado das relatorias das pré-conferências que será analisado e validado pelo Comitê Científico da Conferência PRAI-BG e publicadas num formato digital, como livro e cartilha digital para amplo acesso à população, gestores públicos, setor empresarial, organismos de cooperação internacional e a imprensa.
Nas fotos Ana Asti – Subsecretaria de Recursos Hídricos da SEAS, Márcio Santa Rosa – Coordenador de Economia Azul e Baías da SEAS e André Leone – Superintendente de Recursos Hídricos e os membros do Baía Viva: Sérgio Ricardo Potiguara, Fábio Fabiano e Vinícius Crespo.
FOTOS: Alex Gomes / Baía Viva
Deixar um comentário