A metodologia do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS) prevê atividades teóricas e práticas durante o “Tempo Escola” e no “Tempo Comunidade” como a realização de visitas de reconhecimento do território, entrevistas com moradores e moradoras da Tekoá Sapukai e lideranças locais e representantes de órgãos públicos. Os temas no campo da Saúde Indígena abordados na formação abrangem: Medicinas Tradicionais, Segurança Alimentar, Saneamento Ambiental, Saúde Mental, Saúde Animal, Esportes, Vigilância Popular, Comunicação e Justiça Climática.
Com o apoio da equipe pedagógica e das instituições parceiras do projeto, está sendo elaborado pelos educandos um Plano de Ação territorial que irá identificar as principais potencialidades existentes no território Guarani e apontar propostas e soluções construídas pela comunidade para reversão deste quadro de múltiplas vulnerabilidades socioeconômica, socioambiental, sanitária, hídrica, habitacional e climática, assim como a insegurança alimentar. O objetivo do Plano de Ação territorial é promover o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da ampliação de diversas políticas públicas com a valorização dos saberes ancestrais dos povos indígenas.
Os certificados de conclusão do curso serão emitidos pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
Coordenação Pedagógica: Movimento Baía Viva
Apoio Institucional: Ministério da Saúde (Secretaria Especial de Saúde Indígena); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Colégio Estadual Indígena Karai Kuery Renda (SEEDUC); Secretaria de Estado de Saúde (SES); Prefeitura Municipal de Angra dos Reis e Programa de Extensão PES na Terra (UNIRIO).
Data : 26 de setembro de 2025, sexta-feira, de 8h às 17h.
Local: Colégio Estadual Indígena Karai Kuery Renda (SEEDUC)
Mais informações: (21) 99734-8088 (WhatsApp)
Deixar um comentário