Nesta quinta-feira, dia 7 de abril de 2022, às 10:30h, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e quatro secretários municipais participaram de reunião da Universidade do Mar com presença dos representantes das três instituições proponentes da UNIMAR (Fac. Oceanografia – FAOC/UERJ), Movimento Baía Viva e a MORENA – Ass. Moradores de Paquetá e da professora Dra. Solange Filoso da Universidade de Maryland (EUA) que atua no processo de recuperação ambiental integrada da Baía de Chesapeake, também parceira da UniMar. O Estado de Maryland é Estado-irmão do Estado do Rio de Janeiro e Niterói é Cidade-irmã de Annapolis capital do estado de Maryland.
Estiveram presentes na reunião da UniMar: Valéria Braga, coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos (EGP); Alexandre Santini, secretário municipal de Cultura de Niterói; Luciano Paez, secretário municipal do Clima e Rafael Robertson, secretário municipal do Meio Ambiente. Foi também destacada a importância da participação da Secretaria Municipal de Educação em ações conjuntas na área da Cultura Oceânica nas escolas e capacitação de professores e visitação da população e professores e alunos ao campus avançado da Universidade do Mar na Ilha de Brocoió, no Arquipélago de Paquetá.
Iniciou-se um diálogo entre a prefeitura e a UniMar sobre o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas do monitoramento das políticas públicas por meio da valorização da ciência, utilização dos equipamentos culturais do município e praias com atividades socioeducativas e culturais pelo viés da educação climática e da cultura oceânica (UNESCO), estratégias de conservação da biodiversidade marinha e segurança alimentar das comunidades pesqueiras de Niterói.
Atualmente, a UNIMAR conta com o apoio institucional de cerca de 70 instituições acadêmicas, como as reitorias da UERJ, UFRJ, UNIRIO, UEZO, PUC Rio, UFRRJ e da UFF, além da Fiocruz e da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM), assim como de órgãos públicos federais e estaduais e do setor pesqueiro.
UNIMAR TERÁ CAMPUS AVANÇADOS NA ILHA DE BROCOIÓ (BAÍA DE GUANABARA) E EM MARICÁ
Durante o mês de março (2022) foi assinado ato administrativo pelo Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, de criação do programa de extensão Universidade do Mar que terá um campus avançado na Ilha de Brocoió, no Arquipélago de Paquetá.
A Ilha de Brocoió é um imóvel gerido pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e tombado desde 1965 pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) órgão técnico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) através do Processo de Tombamento nº 03/300.486/65 que resultou no Decreto “E” no. 872 de 15/10/1965 (INEPAC/RJ) que determina a proteção e salvaguarda da Ilha de Brocoió por seu valor arquitetônico, histórico, cultural e ambiental.
Em 30/03/2022 foi assinada carta de intenções entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Prefeitura de Maricá para implantação de um campus avançado e uma base da Universidade do Mar (UniMar) neste município em articulação com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR) e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM). “O documento estabelece a colaboração científica e técnica para a instalação da instituição de ensino, que funcionará em um barco-universidade, oferecendo cursos de graduação em Oceanografia e outras áreas de conhecimento, voltada à busca por soluções integradas para os problemas relacionados à vida marinha.
(“Maricá terá Universidade do Mar e campus da Uerj” –
Deixar um comentário