Um dos 3 parceiros do novo projeto Estaleiro Escola é o Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social, NIDES, que na UFRJ faz a ponte entre sociedade e universidade, formando mestres para criar e desenvolver projetos de aplicação em políticas públicas. Eles estão completando 10 anos de atividades.

” O NIDES é um Órgão Suplementar do Centro de Tecnologia da UFRJ composto por programas e projetos que fundamentam suas ações de extensão, pesquisa e ensino nos princípios da solidariedade, alteridade, cidadania, transparência, do respeito à diversidade cultural e ao meio ambiente… Atua prioritariamente com trabalhadores e estudantes da universidade, movimentos sociais, comunidades e povos tradicionais, comunidades escolares, trabalhadores associados e grupos e organizações de territórios populares “, diz o site.

O novo projeto onde o NIDES participa é uma parceria entre a Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga (APELT) e o Movimento Baía Viva , com apoio da Reitoria da UFRJ, e tem por objetivo a formação de duas turmas de Mestres e Artífices em Construção Naval Artesanal. É parte do Projeto Educação Ambiental com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ) e a empresa a PRIO (Chevron Brasil) com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

No Estaleiro Escola os coordenadores pedagógicos do NIDES, Mauricio Oliveira e Felipe Addor, junto com o coordenador técnico do projeto, Antônio Neiva, estão formalizando as matérias e abordagens educativas dos cursos de Aprendiz e do Curso Livre dos Mestres. E toda a oficina do Estaleiro Escola está sendo hospedada no Hangar Náutico da UFRJ, onde o coordenador do Hangar, Ocione Machado, orienta as reformas atuais.

Instagram Estaleiro Escola