O Movimento Baía Viva tem o prazer de anunciar que fomos habilitados como Ponto de Cultura e agora fazemos parte da Política Nacional Cultura Viva!
O Ponto de Cultura ANCESTRALIDADES está localizado no Galpão do Hangar Náutico da UFRJ, na Cidade Universitária da Ilha do Fundão (RJ), sua gestão será compartilhada entre o Movimento Baía Viva e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), do Centro de Tecnologia da UFRJ.
Essa parceria pretende desenvolver e oferecer cursos e oficinas de formação nas áreas das Tecnologias Sociais, Economia Solidária e do Mar, Gestão de Projetos, Cultura Digital, Comunicação, Audiovisual e Produção Cultural. O espaço do Hangar Náutico é indicado para grandes encontros como feiras de agroecologia, pesca artesanal, arte indígena e comercialização de produtos sustentáveis; produção de eventos (mostras artísticas/culturais, exposições, saraus e festivais). O Ponto de Cultura ANCESTRALIDADES desenvolverá ações de salvaguarda e divulgação do acervo memorialístico do Museu Insulano, localizado na Ilha do Governador, e atividades de Educação Museológica e Socioambiental.
O que é a Política Nacional Cultura Viva?
Cultura Viva é uma política pública brasileira, instituída pela Lei nº 13.018/2014, que visa fortalecer a cultura popular e tradicional, descentralizando a gestão cultural e apoiando ações de base comunitária através de uma rede de “Pontos e Pontões de Cultura”. O objetivo é reconhecer, valorizar e fomentar as expressões culturais nas comunidades, articulando coletivos, artistas e cidadãos para promover a diversidade e a participação social, com gestão compartilhada entre governo e sociedade civil.
Deixar um comentário