Nota pública de Repúdio do Movimento Baía Viva ao Governador de Estado do RJ, Claúdio Costa (Partido Liberal-RJ).

O Governador do Estado do RJ, Claúdio Castro, do fisiológico e corrompido Partido Liberal-RJ,  pretende cometer um ilegal ato de RACISMO AMBIENTAL contra o povo guanabarino de Magé e seu território ancestral que historicamente tem sido ocupado pela presença ancestral dos Povos e Comunidades Tradicionais, agricultores familiares e atualmente por moradores urbanos que amam esta bela cidade, infelizmente tão maltratada por causa da inoperância das Políticas Públicas.

A prefeitura e a população podem contar com a solidariedade e a nossa luta para que Magé não vire a LIXEIRA DA BAIXADA FLUMINENSE!

Existem diversas tecnologias disponíveis na atualidade para promover a coleta seletiva nas cidades (que é obrigatória de acordo com a Lei Federal no. 12.305/2010); produzir adubo orgânico em Compoteiras nos quintais e para atender a demanda das áreas rurais, assim como gerar Energia do Lixo Orgânico que é energia renovável.

Uma mega LIXEIRA no território de Magé produzirá mais pobreza e desigualdade social, contaminação ambiental das águas (rios, nascentes e poços artesianos!) e do ar (o lixo decomposto produz gás metano nocivo à saúde humana e ao meio ambiente), formando um gigantesco passivo socioambiental como o que ainda hoje vemos no Lixão Metropolitano de Jardim Gramacho, Duque de Caxias, e no “CTR” Santa Rosa, em Seropédica, que recebe 10 mil toneladas de lixo por dia da capital.