A Horta Comunitária do Vinil, uma das mais antigas e pioneiras na promoção da agroecologia da cidade do Rio, local de encontros comunitários e eventos culturais, sofreu um ataque e vandalismo, com prejuízos de cinco anos de plantios e cuidados. A horta fica na Avenida Lúcio Cardoso, na Barra da Tijuca, ao lado do condomínio Four Seasons.

” Alguém, sem nos comunicar e sem qualquer aviso, derrubou muita coisa no facão. Amoreiras, pitangueiras, muitas bananeiras, maracujá, hibiscos, cana-do-brejo, feijão guandu, erva cidreira, mamoeiro, boldo, ora-pro-nobis, chayas, mamona. Pés de abacaxi e bromélias, foram arrancados. Também algumas plantas de jardim. Alguém viu? Alguém sabe nos dizer quem ataca uma área verde que vem crescendo há 5 anos ? ” diz a mensagem de apelo no instagram do grupo que cuida da horta.

Não foi o primeiro. Depois de um período de quase 20 dias sem chuva na cidade teve a construção de um novo muro do condomínio ao lado, que deixou entulho e arame farpado na parte do SAF e derrubou e arrancou algumas árvores e plantas. ” E agora? Como proteger o que está de pé? Tem pau-brasil, ingá, aroeira, abacate, limão, tangerina, guapuruvu, moringa, abiu, graviola, laranja, goiaba e outras ” diz a postagem.

Horta de Manguinhos

O Rio de Janeiro tem a maior horta urbana da América Latina, a Horta de Manguinhos, localizada na zona norte. Produz cerca de 2 toneladas de alimentos orgânicos por mês, alimentando mais de 800 famílias que ganham as hortaliças de graça.