No dia 16 de abril, o projeto Brigada Indígena por Maricá – iniciativa do Movimento Baía Viva – recebe a visita da agência de notícias internacional Mongabay, que tem 5 milhões de visitantes no seu site.
A formação da 1a Brigada Indígena do estado do Rio de Janeiro é uma iniciativa do Movimento Baía Viva, organização de caráter socioambiental, cultural e pluriétnico fundada em 1984, e da Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita e conta com o apoio institucional do Fundo Casa Socioambiental.
Os repórteres da Mongabay vem fazer reportagens sobre a Aldeia Guarani de Mata Verde Bonita e principalmente sobre os incêndios florestais em Maricá. A visita foi programada para a reportagem deles acompanhar o treinamento dos brigadistas, que começa dia 16.
Saiba mais sobre a Mongabay AQUI
Durante 6 meses será formada uma turma com 30 Brigadistas entre homens, mulheres e jovens acima de 18 anos. O certificado de Brigadista será concedido pelo programa PrevFogo do IBAMA (MMA).
O objetivo da 1a Brigada Indígena do estado do RJ é atuar na proteção da biodiversa restinga da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá que abrange uma extensa área com 969 hectares e tem dezenas de focos de despejo ilegal de lixo (sofás, pneus etc) que num cenário de estiagem prolongada tem sido destruída pelo aumento expressivo de incêndios florestais que vem destruindo a fauna e flora, e queimando plantas de usos medicinal e ritualístico.
Leia mais sobre a Brigada Indigena
Deixar um comentário