Por Thereza Dantas, Comunicação do Movimento Baía Viva

 

O Movimento Baía Viva se associou a Gestto Cultural na organização e divulgação do passeio à Ilha do Sol, originalmente conhecida como Ilha de Tapuamas de Dentro. A Ilha do Sol, na Baía de Guanabara, foi o esconderijo de Dora Vivacqua, nome verdadeiro de Luz del Fuego, pioneira do naturismo no Brasil, vegetariana e uma ambientalista defensora dos pescadores artesanais nas décadas de 1950 e 1960.

O passeio com duração de meio dia com o guia Marcelo Ferreira Spohn, é uma oportunidade de conhecer os recantos da Baía de Guanabara e essa personalidade tão pouco divulgada nos nossos dias que foi a bailarina Luz del Fuego. Protofeminista, neosocioambientalista, a multiartista criou o primeiro clube de naturismo no país, a sua Ilha do Sol. Luz del Fuego teve uma vida de dor e glória que vale a pena conhecer!

O trabalho de pesquisa do historiador Marcelo Ferreira Spohn apresenta os problemas familiares e como Luz del Fuego se manteve famosa para sobreviver, e suscita a vontade de conhecer mais sobre essa mítica personagem que causava aglomerações nas suas aparições seminua, envolta por uma cobra. Marcelo utiliza como guia em todo o passeio, o livro “Luz del Fuego: a bailarina do povo” de Cristina Agostinho.

Para o Movimento Baía Viva, organizar esse passeio em conjunto com a Gestto Cultural é mais uma possibilidade de angariar fundos para a organização do nosso movimento socioambiental que atua desde de 1980 na defesa da Baía de Guanabara, seu ecossistema e sua biodiversidade. Informação e turismo qualificado para conhecer e preservar o Recôncavo da Guanabara!

Programação da visita à Ilha do Sol, Baía de Guanabara

Encontro no domingo, 30/07, às 8h, na Praça XV, em frente a Estação das Barcas para Paquetá. A saída da barca está prevista às 8h30.

Em Paquetá, no acesso à lancha, conforme a variação da maré, pode ser que seja necessário molhar os pés. Fica dica para usar um calçado que possa molhar ou um que seja fácil de retirar e recolocar.

Recomendamos calçado firme no pé para a caminhada na Ilha do Sol. O trecho de caminhada é muito curto, mas chinelos molhados são escorregadios, por isso a necessidade de evitá-los.

Vamos encerrar a atividade por volta de 12h30 em Paquetá, para assim, quem desejar, puder pegar a barca das 13h com destino a Praça XV, Centro do Rio.

Valor do passeio Luz del Fuego e a Historia da Ilha do Sol: R$120,00 (cento e vinte reais)

Mais informações pelos fones: (21) 98067-5505 | (21) 99734-8088 | (21) 99907-5946