Comunicação Movimento Baía Viva
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou na manhã de hoje, 25 de Setembro, de um encontro com moradores da região das Vargens, na Zona Oeste carioca. A princípio a pauta da reunião realizada na Escola Municipal Frei Gaspar, era sobre a construção da Rede de Mobilidade por Bicicleta mas diante dos questionamentos sobre a criação das Unidades de Conservação (UC) no território, o atual prefeito explicou sobre a importância do projeto que sofre pressão da especulação imobiliária para flexibilizar e permitir mais construções nos espaços que deveriam ser de proteção ambiental. No vídeo abaixo é possível ouvir o pedido do prefeito aos moradores das Vargens, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca que lutem pela preservação da natureza e consequentemente da qualidade de vida para “os nossos filhos”. “Vale a pena pressionar o presidente da Câmara de Vereadores para que vire um PL, por que o decreto pode ser mudado por outro prefeito. Temos que fazer a nossa parte e exigir a que vire lei!”, conclamou Paes.
Resultado da longa luta e da pressão do movimento social como o Plano Popular das Vargens, a proposta apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre a criação de Unidade de Conservação nas Vargens visa restituir a importância histórica e ambiental dos brejos para a cidade, proporcionando sua conservação proteção efetiva, garantia de manutenção, conservação e recuperação, bem como a conexão com os ecossistemas das encostas do Maciço da Pedra Branca e o complexo lagunar da baixada de Jacarepaguá.
Mais na matéria Sobre os “Campos de Sernambetiba”, na Zona Oeste carioca, clique aqui
Vídeo da reunião na Escola Municipal Frei Gaspar, 25 de setembro de 2021.
[…] UCs das Várzeas, clique aqui – Luta pelas Unidades de Conservação na região das Vargens, clique aqui – Sobre os “Campos de Sernambetiba”, na Zona Oeste carioca, clique […]