A Conferência Participativa por um Plano de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara na Década do Oceano (PRAI-BG, 2023-2030) terá uma pré-conferência territorializada em Guapimirim, município cujo território é composto 100% pelo bioma Mata Atlantica e abriga a biodiversa Área de Proteção Ambiental (APA) Federal de Guapimirim e a Estação Ecológica da Guanabara (ESEC) geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente e do Clima.

Por meio do ofício na foto, a Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade, da prefeitura de Guapimirim, informou ao Comitê Organizador e Científico da Conferência PRAI-BG que tem interesse em sediar uma pré-conferência ou fórum itinerante sobre a temática da Baía de Guanabara.

Assim como foram indicados como representantes para compor o Comitê Científico: Mayara Barroso de Faria, Engenheira Ambiental e Secretária Municipal do Ambiente e Sustentabilidade e Wander de Souza Dias Guerra, Engenheiro Ambiental e Coordenador de Departamento de Projetos, Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (SMAS).

METODOLOGIA DA CONFERÊNCIA PRAI-BG (2023-2030) ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

A metodologia dialógica e ativa da Conferência prevê a realização de pré-conferências (fóruns itinerantes) nos municípios, universidades, escolas e comunidades que serão promovidas entre 22 de março (Dia Mundial da Água) até 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e a culminância deste processo participativo se dará no dia 8 de junho (Dia Mundial do Oceano).

As conclusões e propostas debatidas pela população nas pré-conferências serão incorporadas no E-book (cartilha digital) com o Relatório Final da I Conferência PRAI-BG (2023-2030) que será protocolado junto ao Poder Público, setor empresarial, organismos internacionais e embaixadas e consulados com solicitação de disponibilização dos investimentos econômico-financeiros necessários para implementar os programas e projetos prioritários, assim como objetiva-se promover o monitoramento participativo da implementação de suas metas e compromissos.

A participação da cidadania está ocorrendo desde Fevereiro de 2022 através de consulta online (plataforma Google Forms) e entre 22/03 e 05/06 se dará por meio de encontros nos territórios.

Calendário

19 de março – Barqueata/Expedição Científica “OCUPA BROCOIÓ” e Lançamento da Conferência PRAI-BG no Paquetá Iate Clube

22 de março – (Dia Mundial da Água) até 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) – Pré-conferências ou fóruns itinerantes em municípios, universidades, escolas e comunidades

8 de junho  – (Dia Mundial do Oceano) – Culminância deste processo com a realização da I Conferência PRAI-BG (2023-2030).

As conclusões e propostas oriundas da consulta online e dos encontros territorializados serão incorporadas num E-book (cartilha digital) que será produzida como Relatório Final da Conferência PRAI-BG (2023-2030) com a logomarca de todos os participantes.

 

Texto: Comitê Organizador