O Instituto Rio Metrópole, representante do Governo do RJ na Região Metropolitana, indicou a cidade de Magé para ser ” o novo lixão de Caxias”. O instituto tem como função executar decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana e pretende gerenciar a criação de consórcios para gestão de resíduos sólidos
E as áreas rurais de Magé forasm as escolhidas pelo Governador Claúdio Castro (PL) para virar um novo depósito de lixo com problemas futuros que todos nós conhecemos. A criação é para receber aproximadamente 2,5 toneladas dia de lixo por dia das cidades de Duque de Caxias e de Petrópolis.
” O Movimento Baía Viva é contra por entender que esse é um ato ilegal de racismo ambiental contra a população de Magé e seu território ancestral ocupado pelos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares ” reclama o diretor do BV, Sérgio Ricardo Potiguara. Racismo ambiental é quando populações que já vivem em situação de risco ou precariedade terminam escolhidas para receberem iniciativas que prejudicam deliberadamente o meio ambiente, como fábricas de fertilizantes, exploração de petróleo, empreendimentos turísticos ou depósitos de lixo.
” Existem alternativas tecnológicas viáveis como a implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva com participação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis; criação de composteiras para atender a demanda de adubo orgânico da agricultura familiar, pomares e hortas caseiras; geração de energia do lixo, Ecopontos para entrega voluntária dos materiais recicláveis nos bairros ” informa o diretor.
PRecisamos de organizar urgentemente um sistema público e oficial de coleta seletiva. CHega de lixões!!!
Se isso vier a acontecer, a destruição do meio ambiente será incontornável bem como a.vida das populações do entorno ao empreendimento. Horrível!
Os resíduos orgânicos e inorgânicos precisam ser recicláveis e despejados separados nos depósitos de coletan, e não formar novos lixões.
Lixão NÃO!
COLETA SELETIVA SIM!
Incentivar os 3 erres: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.
O Estado do Rio de Janeiro não encara o problema de Lixo ,resíduos aterro há Séculos cheguei a fazer curso na antiga Feema muito bom
Mas implantar ?? e as comunidades ??? MAGE SOS !!
É urgentemente, o fim do capitalismo ou todos perecerão, inclusive os detentores dos meios de produção que ficam com o lucro e manda o refugo da produção pra periferia.
Vergonha empurrar para o Municipio Mage O problema que o Rio de Janeiro nunca solucionou até hoje
Prezados na minha opinião mage já é um imenso lixao abandonado por todos os representantes de vereadores a prefeitos de ex representantes aos atuais.
Tds nossos esgotos correm a céu aberto e os restos vao para nossos rios, cachoeiras e corregos se tiverem dúvidas venham no bairro campinho em surui valas negras a céu aberto e desaguam no Rio surui o qual desagua na Baia da Guanabara .
Enfim não temos água tratada, não temos esgoto, não temos saneamento básico algum e ninguém nunca comentou isso ou se preocupou ( é isso é em todo o município de mage ) bom na realidade se isso trazer algum benefício para nosso abandonado município que seja bem vindo caso contrário aí sim sou contra .
Se tiver alguém que possa me convencer que mage trata todo nossos esgotos , que não temos valas negras, que não jogamos tudo nas cachoeiras, rios, lagos e no fundo de nossos manguezais e tantas outras coisas.
Meu endereço = estrada da Conceição n.1105 campinho surui .
WhatsApp 21 998000801 Gilberto vargas