Uma das mais esperadas exposições científicas do ano já pode ser visitada, na Casa da Ciência, da UFRJ, em Botafogo, RJ. E representantes do movimento Baía Viva foram conferir a a experiência imersiva e interativa Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática.

A exposição vai até 14 de maio, com visitação de Terça a Sábado, entre 9h a 20h. E nos Domingos e feriados, entre 10h a 16h. A Casa da Ciência fica no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ,  Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro,RJ. A entrada é gratuita.

A exposição joga luz sobre a mudança do clima que hoje e num breve futuro vai mudar as condições no entorno da Baía de Guanabara. “É preciso lembrar que populações pobres são as mais afetadas e que é urgente integrar os saberes científicos e populares para enfrentar a crise”, afirma Christine Ruta, bióloga e coordenadora do Fórum organizador.  A exposição reúne projetos de pesquisa e extensão da UFRJ voltados para desacelerar os efeitos do aquecimento global.

Mas nem só de debates e projeções científicas é feita a exposição. Na parte imersiva e nas coleções estão algumas das atrações para os visitantes, principalmente aqueles da próxima geração de adultos que vão enfrentar a crise climática daqui há algumas décadas.  Ainda crianças, eles vão se divertir com a Usina de Ondas, que produz energia limpa, o concreto ecológico, que substitui o cimento e reduz a emissão de gás carbônico, e o robô Ariel, capaz de detectar vazamento de óleo no mar.