A participação dos integrantes do Movimento Baía Viva na reunião ampliada do projeto “Rio Agroecológico: desenvolvimento de agriculturas urbanas no município do Rio de Janeiro”, no Hangar Náutico da UFRJ,  aconteceu no dia 5 de Novembro, organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – NIDES – UFRJ.

O projeto Agriculturas Urbanas no Rio de Janeiro é uma pesquisa que visa dar visibilidade e fortalecer as práticas agroecológicas na cidade. O projeto é uma parceria entre o Nides, a Germinal e o Observatório das Metrópoles.

A agricultura urbana é a prática de cultivar alimentos, plantas medicinais e ornamentais, em cidades e periferias. Ela pode ser desenvolvida em pequenos espaços, como lajes, telhados, quintais, praças e dentro de instituições.

A agricultura urbana pode trazer benefícios para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, como  melhorar a disponibilidade de alimentos, reforçar a resiliência da comunidade, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, garantir a segurança alimentar, restaurar áreas degradadas, amenizar as temperaturas nos municípios.

No Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CEMAPO) é um exemplo de iniciativa relacionada à agricultura urbana. O CEMAPO está localizado na expansão do Parque de Madureira, na zona norte da cidade.