Soberania alimentar, agricultura Guarani, combate à fome e aos agrotóxicos são abordados na formação de Agentes de Educação Popular em Saúde (AgPopSUS) na Aldeia Sapukai. O Eixo 5 do Curso de Formação de Agentes de Educação Popular em Saúde (AgPopSUS) na Aldeia Guarani Mbyá de Sapukai (Terra Indígena de Bracuí), no dia 24/10/2025, teve como tema “Soberania alimentar, agrotóxicos e combate à fome”.
Durante o “Tempo Escola”, os educandos elaboraram uma árvore de saberes refletindo sobre as raízes e a alternativa possíveis para o combate à fome. Os saberes ancestrais, a agricultura Guarani e os alimentos tradicionais foram centrais nesse eixo de discussão. Também elaboramos a estrutura do documento final do Plano de Ação territorial que conterá as principais demandas de políticas públicas reivindicada pela comunidade.
Além disso, tivemos uma roda de conversa com:
– Manoel Carlos Netto e Luiz Rodrigues, da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
– Fábio da Silva Dias, técnico e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio)
Coordenação Pedagógica: Movimento Baía Viva
Apoio Institucional: Ministério da Saúde
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Deixar um comentário