Foi um domingo de verão nos dias finais da primavera, este dia 17 de dezembro quando parceiros, colaboradores e ativistas do Baía Viva se reuniram na Barqueata Ocupa Brocoió pela implantação da Universidade do Mar no Arquipélago de Paquetá.  O evento contou com o apoio institucional da Fundação Heinrich Böll (Brasil)

A concentração foi na Praia da Moreninha onde bicicletas foram alugadas para um passeio ciclístico na orla da Paquetá. Enquanto pescadores artesanais, Stand UP, Canoas Havaianas e velejadores formaram o grupo que foi até a Ilha de Brocoió, local proposto pelo Baía Viva e Associação de Moradores de Paquetá para a instalação da Universidade do Mar, que já existe como curso de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

 

PALÁCIO DE BROCOIÓ PODE SEDIAR UNIVERSIDADE DO MAR

 

O Palácio Brocoió foi construído em 1930 e  já abrigou, entre 1932 e 1944, figuras do cenário nacional e até internacional, como o presidente Getúlio Vargas, o ator australiano Errol Flynn e até a esposa do general Chiang Kai-shek, que foi presidente da China entre os anos de 1928 e 1949, antes da Revolução Comunista.

No momento o casarão de estilo normando está sem manutenção interna e a última reforma foi no governo Sérgio Cabral. Seu substituto, Antônio Pezão, tentou implantar uma escola de Hotelaria mas foi preso antes disso. O substituto, Dornelles, genro de Getúlio Vargas, tentou vender, por R$ 45 milhões e a melhor oferta foi de R$ 8 milhões, devido ao alto custo de restauração necessário para manter o estilo.

 

 

fotos: Cláudio Fagundes e Sidnei Gonzaga