O Movimento Baía Viva  foi escolhido entre os 30 projetos apoiados pelo edital da Agenda Rio 2030 do Fundo Casa Fluminense este ano. ” São histórias como a sua que dão sentido à existência do Fundo. Parabéns por inspirar tantas pessoas! ” diz o anúncio do resultado. A iniciativa premiada é o Seminário participativo do PRAI-BG e a Barqueata/Expedição Científica no dia 18 de janeiro de 2023 que se comemora o Dia Estadual da Baía de Guanabara

O Fundo Casa Fluminense fomenta a atuação de movimentos, coletivos e organizações comunitárias que atuam em ações de mobilização comunitária, de monitoramento cidadão, de defesa de direitos e na promoção de soluções locais para os desafios estruturais vivenciados pela população nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. ” Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa acredita que a realização deste horizonte passa pela afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses e destinada universalmente a todo o seu território e população e não apenas – ou prioritariamente – para as áreas centrais da capital ” diz o site oficial. 

Os projetos serão desenvolvidos entre Outubro de 2022 e Fevereiro de 2023. O Movimento Baía Viva realizará um Seminário para elaboração do Plano Participativo de Recuperação Ambiental Integrada da Baía de Guanabara e uma Barqueata  e Expedição Científica no Arquipélago de Paquetá e Ilha de Brocoió, região onde será instalado o campus avançado da Universidade do Mar (UniMAR), criada em 08 de março de 2022 pela Reitoria da UERJ como um Programa de Extensão vinculado à Faculdade de Oceanografia (FAOC/UERJ).

A proposta da UniMAR nasceu em 2018 a partir de uma parceria firmada entre a FAOC/UERJ, Baía Viva e a MORENA (Associação de Moradores de Paquetá) e atualmente já conta com o apoio internacional de cerca de 90 instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e de comunidades pesqueiras.

FOTO – Grupo dos representantes das 30 propostas selecionadas

CLIQUE AQUI  para abrir o Mapa das iniciativas

RELAÇÃO DAS INICIATIVAS PREMIADAS

Espaço Sociocultural Águas do Amanhã
Casa Dulce Seixas
Centro de Integração na Serra da Misericórdia
Coletivo Martha Trindade
Agenda Grande Madureira
Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo do Feital – Acorqf
Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí
Instituto Trans da Maré
LabJaca
Agenda Rio das Pedras 2030
Cineclube xuxu comxis
A.M.I.G.A.S. – Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais
Phábrika de Arthes – Retomada Phábrika
Coletivo Fala Akari
Coletivo Primavera
Providência Agroecológica
Teia de Solidariedade da Zona Oeste
Associação Mulheres da Parada
Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (FPSSP-RJ)
Instituto Ciclos do Brasil
Visão Coop
Coletivo Tuxaua – Rede de Saberes Indigenas
Casa Cuidado
Coletivo Voz da Baixada
Espaço Gaia
Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu
Fórum Climático de Magé
Movimento Baía Viva
Movimento Ocupa Fazenda Engenho Novo
Observatório de Itaboraí