Está sendo desenvolvido o Projeto Restaurando a Mata Atlântica pela ancestralidade – Justiça Climática a partir do chão da aldeia na Tekoa Sapukai (Terra Indígena Guarani de Bracuí), em Angra dos Reis (RJ), coordenado pelo Movimento Baía Viva e apoio de uma rede de parceiros, que conta com o apoio do Fundo Casa Socioambiental através da Chamada de Projetos “Mata Atlântica Viva – Apoiando Soluções para Conservação e Regeneração.”

Em julho, os plantadores/viveiristas contratados na comunidade Guarani iniciaram a capina de áreas utilizadas como roças pelos indígenas e o plantio de mudas de espécies nativas. Foi adquirido Kit com várias ferramentas, Equipamentos de Proteção individual (EPIs) como botas e luvas e uma roçadeira.

Nos próximos meses estão previstas oficinas de capacitação em meliponicultura (produção de mel orgânico) e produção de mudas. O Viveiro da Mata Atlântica instalado em 2023 na casa de farinha (antiga padaria), na entrada da aldeia, está sendo reativado para servir como base operacional do projeto.

Está sendo articulado junto às instituições parceiras do projeto, a doação de mudas de espécies frutíferas, alimentícias e de plantas medicinais, para fortalecer a segurança alimentar da Aldeia Sapukai e promover a restauração ecológica do bioma com técnicas de Agrofloresta e Agroecologia e valorização dos conhecimentos tradicionais.