Em reunião na sede das Docas-RJ, 19 de junho, o Baía Viva celebrou com a empresa pública um acordo para indicar representantes titular e suplente no Comitê Científico da I Conferência Participativa da Baía de Guanabara na Década do Oceano (PRAI-BG, 2023-2030).
Já foram indicados, dia 5 de julho, os seguintes nomes:
Titular: Handley de Abreu Correa
Superintendente de Sustentabilidade do Negócio
Suplente: William Lobosco de Lima
Gerente de Responsabilidade Socio Ambiental
A presidência de Docas-RJ declarou apoio à implantação da Universidade do Mar (UniMAR) criada em 08/03/2022 por ato administrativo da Reitoria da UERJ cuja Cessão de Uso da Ilha de Brocoió ainda depende da assinatura pelo Governo do Estado-RJ.
Também foi debatido o Plano de descomissionamento e remoção com Segurança Ambiental das dezenas de barcos afundados e abandonados há 30 anos no cemitério de embarcações do Canal de São Lourenço, em Niterói, que está mobilizando órgãos públicos e empresas que atuam na região.
INSEGURANÇA AMBIENTAL: O movimento Baía Viva propõe Plano de Ordenamento dos usos do espelho d’água da Baía de Guanabara. ” Uma questão preocupante para a garantia da salvaguarda dos ecossistemas, vida marinha e a pesca artesanal, é o fundeio inadequado e inseguro de mais de 40 navios do tipo PSVs que são diariamente fundeados na Baía de Guanabara que vem provocando em riscos de novos desastres ambientais. Estes barcos com até 3 mil toneladas de porte, que afetam cerca de 30 Km2 de área da Baía de Guanabara, ou seja quase 10% da área total da Baía, que ocupam cada vez mais espaços no espelho d’água da Baía e ampliam as áreas de exclusão de pesca que prejudicam os pescadores artesanais ” disse o diretor do BV, Sérgio Ricardo.
Como uma das consequências, navios cargueiros sem local por ara fundear, o fazem fora da Baía em frente às praias de Copacabana e Ipanema, gerando poluição visual, prejudicando o Turismo, assim como representa riscos ambientais, conforme consta do Ofício BAÍA VIVA no. 17/2023 de 30/05/2023 protocolado na Presidência de Docas-RJ.
Na foto: Diretor-presidente de Docas-RJ, Álvaro Sávio, Ronaldo Gucci, Diretor de Gestão Portuária, e Sérgio Ricardo do Baía Viva.
Deixar um comentário