Diante da pressão dos prefeitos e deputados que buscam liberar obras em todo o país, e com a anuência do Senado que aprovou a PL-2159/2021 à toque de caixa, a reação nacional de quem trabalha, protege e depende da Natureza está sendo marcada para o dia histórico de Primeiro de Junho. Será o Dia Nacional de Mobilização contra o PL da Devastação, com atos organizados por todo o Brasil em defesa do meio ambiente, da vida e dos direitos dos povos. As consequências da PL à longo prazo podem atingir toda a população brasileira.
A FioCruz emitiu uma nota técnica com 104 assinaturas de representantes de instituições e setores científicos e sociais com notícias desanimadoras para o futuro das reservas e locais a serem preservados no Brasil. A situação dos indígenas vai ser uma grande preocupação se for aprovada a PL. ” A flexibilização do licenciamento ambiental enfraquece a função preventiva do processo, relativiza a responsabilidade dos empreendedores e reduz a capacidade do Estado de zelar pela proteção da vida, da saúde coletiva e dos ecossistemas. Essas alterações desconsideram a complexidade dos territórios, os impactos desproporcionais sobre populações vulnerabilizadas e a necessidade de articulação intersetorial para garantir ambientes saudáveis e justiça socioambiental, princípios que estruturam tanto as políticas ambientais e sociais quanto a governança federativa estabelecida pela Constituição Federal de 1988 diz a nota. Clique no botão abaixo para ver a nota completa.
Única saída é derrotar o projeto na votação da Câmara
Um mapeamento desses eventos está sendo feito para o Dia Nacional de Mobilização contra o PL da Devastação. ” Estamos construindo atos descentralizados e conectados, com protagonismo dos territórios, das cidades e das lutas locais. Este formulário tem como objetivo mapear iniciativas, coletivos, organizações e ativistas que estão dispostos a integrar essa jornada de mobilização. Nosso primeiro encontro virtual será no dia 25 (DOMINGO), às 19h (horário de Brasília), para alinhar estratégias, divulgar materiais e fortalecer a articulação entre os territórios.
Se você está organizando ou deseja apoiar um ato local, preencha suas informações e junte-se à construção dessa resistência coletiva que reflita a diversidade do Brasil e a urgência do nosso tempo. A Rede Converge Brasil é uma articulação nacional que nasceu a partir da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, como resposta coletiva e popular aos graves retrocessos ambientais em curso no país. Fruto do encontro de diversas redes, movimentos sociais, coletivos, organizações e ativistas de todo o Brasil, a Rede Converge Brasil se fortalece como um espaço de convergência para ações em defesa da justiça climática, da democracia, sustentabilidade e dos direitos socioambientais ” diz o texto da inscrição.

Correntão vai passar a ser regra.

Garimpo no Pará
Deixar um comentário