Quando a pessoa ganha presente em dezembro já pode acreditar em Papai Noel. Moradores da praia da Guanabara, na Freguesia, e da praia da Rosa ganharam. Um presente passou rápido, infelizmente foi presente apenas para as fotos, depois foi embora, com paradeiro desconhecido. O outro presente era desconhecido e apareceu durante um projeto desenvolvido no movimento Baía Viva, pelo fotógrafo Cláudio Fagundes, no mangue próximo à praia da Rosa.

Na Freguesia, uma tartaruga, provavelmente da espécie tartaruga verde, muito jovem, veio dar na praia da Guanabara, altura do número 12, em frente ao restaurante Trem do Norte. Aquela praia é tradicionalmente uma das mais limpas e mais usadas da Ilha do Governador, quanto tem estiagem longa.

 

 

PROJETO DE AGROFLORESTA PODE RECUPERAR MANGUE E CRIAR OBSERVATÓRIO

O Outro presente foi a (re)descoberta de uma fonte de água, olho dágua, no mangue que fica entre o Governador Iate Clube e a Clínica da Família, na praia da Rosa. O local estava muito abandonado há anos, sem capina e o mangue se enchendo de plásticos. Por iniciativa de moradores com apoio do movimento Baía Viva, com o diretor e fotógrafo Cláudio Fagundes, também morador no local, uma horta comunitária foi dando suporte e inspiração para uma proposta maior. A possibilidade de reflorestar o mangue, expandir a horta comunitária com viveiros de mudas, e criar mais eventos coletivos de educação ambiental e convivência, restaurando socialmente o local, que é “a ponta esquecida” do Corredor Esportivo, no Moneró.

O projeto tem mais uma fase neste sábado, dia 13h, desde às 8h, e conta com o apoio do projeto FioCruz Mata Atlântica, Clínica da Família, Maria Sebastiana, Secretaria de Ação Social, veja a progamação abaixo.

” Aqui tem muitas possibilidade, além do olho-dágua. A gente pode fazer uma passarela por dentro do mangue, até avistar o mangue da frente onde tem um berçário de garças e biguás”, comemora Cláudio Fagundes, com a descoberta também desse presente da natureza.

 

 

 

Para o início do mutirão, teremos um café ☕️ 🍞 da manhã colaborativo, com ajuda de cada um podemos fazer um belo café, para um dia de muita cooperação coletiva.

Programação:
Plantios de mudas,
manutenção da horta, limpeza do manguezal e da da fonte de água,
Oficina de educação socioambiental,
Oficina de Isca para abelhas nativas (Sem ferrão).
Apresentação de Banda com Instrumentos reciclados,
Jardinagem.

Teremos também o dia D da Saúde, com testes na Clínica da Família Maria Sebastiana para DSTs.