Nossos sentimentos pela passagem da Pajé Lídia (“Pajá Para Poty”) da Aldeia Guarani Mbyá de Mata Verde Bonita, em Maricá (RJ), com 99 anos que ancestralizou hoje dia 10/01/2026.

A retomada da Terra Indígena pelo povo Guarani no bairro de São José de Imbassaí, Maricá (RJ) ocorreu em 2013 e até hoje não foi demarcada e homologada pelo poder público.

O povo Guarani e o centenário povoado pesqueiro de Zacarias encontram-se ameaçados de expulsão (remoção; despejo forçado) pelo projeto de construção de um mega empreendimento turístico-imobiliário do resort de alto luxo “Maraey” de propriedade da empresa espanhola IDB Brasil Ltda que também ameaça destruir a biodiversidade da restinga da Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá que abrange uma extensa área com 969 hectares.

A Pajé Lídia, mulher guerreira (“xondara”), ao longo da sua trajetória de vida fez seis migrações com sua família, fez hoje sua passagem para os braços do Nhanderú (Deus na língua Guarani) sem realizar o sonho de ver a demarcação da terra indígena de ocupação tradicional.

A sua luta terá continuidade através de sua família e dos apoiadores da causa indígena.

De Luto, na Luta !

Movimento Baía Viva