A Posse Popular de Fabbi Silva (Fabiana Silva) celebra sua reeleição como Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) para o biênio 2026-2027. A cerimônia ocorreu no dia 5 , às 9h, na sede da instituição, localizada na Avenida Marechal Câmara, 314, no centro do Rio. O voluntário do Baía Viva, Antonio Carlos da Silva, ambientalista e sindicalista dos Trabalhadores do Saneamento e Meio Ambiente, representou o Baía Viva na posse.
Diferente da posse formal em gabinete, a “Posse Popular” é um ato político e social que reforça o papel da Ouvidoria Externa como um canal direto entre a sociedade civil e o sistema de justiça. Fabbi Silva fez história em 2023 ao se tornar a primeira mulher negra e periférica a ocupar o cargo. Pedagoga e militante de direitos humanos há mais de duas décadas, sua trajetória é marcada pela defesa de populações vulneráveis e pela democratização do acesso à justiça.
Destaque do dia também foi a comemorada presença do ativista de diversas causas sociais e esportivas, Washington Geremias, famoso como WG Cultura na Cesta – Esporte com Poesia, seu instagram. Ele foi levado ao evento pelo Antônio Carlos, do movimento Baía Viva, que já o convidou para participar dos nossos eventos.
Com Fabiana acesso à Justiça cresceu os últimos anos
Sob sua gestão, a Ouvidoria tem focado em projetos como o “Acesso à Justiça nos Territórios” e a Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado (RAAVE). A reeleição consolida um projeto de gestão participativa que busca aproximar a Defensoria dos movimentos sociais e garantir que as demandas das favelas e periferias sejam ouvidas institucionalmente. O evento foi aberto a parceiros e à sociedade civil, simbolizando a construção coletiva das políticas públicas de defesa de direitos no estado.





Deixar um comentário