Foi na frente da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, numa praça na margem da Baía da Guanabara, no bairro da Freguesia, Ilha do Governador. A árvore estava fora da linha dos postes, nem ameaçava cair. Devido ao Carnaval, não foi possível apurar qual órgão público realizou o serviço, o qual teria sido a razão para retirar a árvore inteira.
Há um ano o Baía Viva vem promovendo campanha para que os órgãos públicos sejam obrigados a seguir as normas, avisando aos moradores previamente de corte das árvores em nossos bairros, com um estudo ambiental, paisagístico, que deve estar em sintonia com as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana. Mesmo nos casos emergenciais em que alguma árvore represente uma ameaça de tombar por estar doente ou representar riscos, a população precisa ser informada dos motivos do corte.
Quando ouvir a serra elétrica na sua rua, você pode ajudar a campanha fazendo com seu próprio celular, fotos e vídeos dessas podas assassinas. Não esqueça de informar o dia, hora e o local, onde está ocorrendo no seu bairro ou comunidade. E divulgue em suas redes sociais com a hashtag #podas assassinas.
Outros contatos para denúncias:
Patrulha Ambiental Tel: 1746
Ministério Público Estadual do RJ: fones 127 ou (21) 2262-7015,
whatsapp (21) 99366-3100.
Fundação Parques e Jardins: (21) 2224-8088.
Deixar um comentário