BAÍA DE GUANABARA TERÁ SUA UNIVERSIDADE DO MAR

Centro de Formação em Economia do Mar (Baía de Guanabara) – RJ

É com grande satisfação que encaminhamos convite para o evento de Assinatura de Projetos Socioambientais da Petrobras no dia 08/12/2025 às 9:30h Teatro Firjan SESI Caxias na R. Artur Neiva, 100 – Bairro 25 de agosto, Duque de Caxias, no qual o Centro de Formação em Economia do Mar (Baía de Guanabara) selecionado no segundo semestre de 2024 no âmbito do Edital Socioambiental Petrobras (2024).

A proposta visa consolidar o funcionamento de um Centro de Formação na área da Inovação tecnológica e social no campo da Economia Solidária, Economia do Mar e Sustentabilidade, através da realização de um conjunto de cursos de extensão e de formação nas áreas de inovação social e tecnológica com o uso de metodologias de aprendizagem adequadas à realidade social das comunidades contempladas pelo projeto. O equipamento público, Centro de Formação Ecomar (BG) será implantado no Hangar Náutico da UFRJ na Ilha do Fundão, cidade universitária da UFRJ, Rio de Janeiro (RJ).

Com a sua parceria vamos fortalecer empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis nos municípios de Itaboraí; Magé; Maricá; São Gonçalo; Cachoeiras de Macacu; Duque de Caxias e Guapimirim, e criar um Arranjo Produtivo Local Sustentável (APLS) na Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara visando a valorização da Economia do Mar (Economia Azul).

O Movimento Baía Viva lançou em 2018 – com o apoio de uma ampla rede de mais de 100 instituições parceiras – a proposta de criação da Universidade do Mar da Baía de Guanabara como uma estratégia de difusão da Cultura Oceânica (UNESCO) e num contexto de desafios para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e das diretrizes da Década do Oceano e de Restauração dos Ecossistemas (2023-2030).

Mais informações: (21) 99734-8088 (WhatsApp)

Centro de Formação em Economia do Mar (Baía de Guanabara)