O Museu Vivo do São Bento é um Ecomuseu onde as caminhadas no bairro, por entre casas centenárias, fazem parte do acervo. Foi o primeiro museu de percurso na Baixada Fluminense.  Foi criado em  2008 pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, a partir da reivindicação dos Profissionais da Educação e dos militantes culturais caxienses. Uma campanha que deu certo.

“Concebido a partir dos princípios da Nova Museologia, articula a defesa do patrimônio, a intervenção na realidade social, ambiental, econômica e cultural do território e o envolvimento das comunidades locais nessas questões, afirmando e confirmando, portanto, o sentimento de pertencimento e as ações dos sujeitos construtores do seu tempo” diz o site do MUSEU VIVO DE SÃO BENTO. 

Professor Nielson e sua caminhada ancestral.

Nesse contexto do Museu Vivo  está o professor de História da Uerj, Nielson Bezerra, diretor de pesquisa do museu, inaugurando seu curso ” Indígenas e Africanos no recôncavo do Rio de Janeiro: memórias ancestrais “, dentro do percurso que passa pela Casa do Sambaqui, o regisro mais antigo de ocupação humana na Baixada Fluminense.

Não deixe de aproveitar os resultados das campanhas que dão certo. Conheça o Museu Vivo de São Bento.