Ciência na ponta dos dedos, bem diante do seu nariz. Entre a cadeira e o teclado precisa haver aquela necessidade e curiosidade para não deixar passar em branco digital os seus dias de navegador de monitor.
Traduzindo: São três plataformas gratuitas onde você pode desfrutar de resultados científicos muito fáceis de ver, com animações, dados geolocalizados, estatísticas, pra quem tem a necessidade de saber. Por ex, quem vai sair de barco num dia de verão onde o tempo pode – e deve – virar. Ou principalmente para estudantes universitários em busca de algo mais interessante do que um livro, para estudar algums temas climáticos.
As plataformas aqui destacadas tem também em comum o fato de serem instituições importantes que apóiam o movimento Baía Viva. Em geral os sites que elas produziram e permanecem atualizando são espaços que reúnem várias iniciativas e projetos em andamento que contribuem de alguma forma para a Ciência e Cidadania. São frutos de redes de atuação tanto no litoral brasileiro quanto na Baía da Guanabara. E são muito responsivos, rodam bonito.
DÉCADA DOS OCEANOS
A Prefeitura de Niterói lançou no final do ano passado um mapa interativo de projetos e campanhas que favorecem a Baía da Guanabara, reunindo ações diretas e estudos. A Universidade do Mar é uma das iniciativas acessíveis na página, através de opções e botões laterais na ferramenta.
A página oferece zoom no mapa real do Rio de Janeiro, com bem mais nitidez do que o velho google maps de todo dia. A iniciativa já conta com 130 projetos e campanhas cadastradas, com datas de conclusão até 2025, metade da Década dos Oceanos, anunciando portanto novos projetos porvir.
MONITORA EA
Projeto TerraMar é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Daí nasceu um Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil – GEfMar, como instrumento de gestão de projetos com o foco no uso sustentável e conservação da biodiversidade.
Na internet ele se materializou como a plataforma Monitora EA, ferramenta bem completa, com mapa do Brasil, mostrando regiões de atuação de centenas de projetos educativos e científicos na imensa e diversa costa brasileira.
BAÍA DIGITAL
Em matéria de ferramenta essa aqui foi longe e sua história vem de long também. Ela faz parte da iniciativa AIR Centre, uma plataforma internacional de interações entre projetos internacionais de proteção ao oceano Atlântico, que desde 2016, por iniciativa do Governo de Portugal, vem tornando práticas as diretrizes da ONU para a Década dos Oceanos.
No Brasil, foi através do LAMCE ( Laboratório de de Métodos Computacionais em Engenharia , da UFRJ ) que houve a criação desde mapa interativo forrado de dados e mapas de satélites metereológicos, como parte regional do AIR Centre.
Depois desta apresentação, não se esqueçam de colocar nos seus links preferidos, são plataformas que merecem seu lugar na barra de favoritos.
Deixar um comentário