Em reunião dia 11 de Maio, na sede da Comlurb – Companhia Municipal de Limpeza Urbana – na Tijuca, ficou acertada uma ampliação do sistema de coleta seletiva, em favor das ilhas do Governador, de Paquetá e outros do arquipélago. E também ações de educação ambiental.

No encontro estavam presentes o coordenador de Coleta Seletiva, Edison Sanroman, seu assistente, Paulo Sérgio, e o biólogo Daniel Alves, pela Comlurb. E ainda Agnaldo Moraes da Cooperativa de Trabalhadores do Complexo de Bonsucesso – COOTRABOM – e Sérgio Ricardo Potiguara, do Movimento Baía Viva.

A Baía de Guanabara recebe diariamente cerca de 98 toneladas de lixo por dia, segundo dados da ABRELPE, associação de empresas do setor de limpeza pública. As espécies marinhas como os botos cinza e tartarugas verdes, espécies ameaçadas de extinção, e avifauna (como as garças brancas) infelizmente vem se “alimentando” com sacos plásticos. ” Precisamos avançar na Logística Reversa prevista na Lei Federal no. 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que a indústria de plástico e os grandes fabricantes de embalagens arquem com os custos da coleta seletiva nos municípios brasileiros”, declarou ´Sérgio Ricardo.