No próximo fim de semana, no Rio de Janeiro, a previsão do tempo é 28 graus de média, muito sol com algumas nuvens, ventos de apenas de 7 km/h sudoeste. Clima ideal para um bom passeio pela Baía de Guanabara de barco. Se você ainda não tem programação, fica a dica: nossa ” Barqueata por uma Baía de Guanabara Viva ! ” . O evento começa às 9h, no Hangar Náutico da Ilha do Fundão, que fica ao lado dos alojamentos estudantis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no botão abaixo.
O evento tem mais para oferecer. São 22 instituições associadas a um projeto maior, que está na pauta de atividades do movimento Baía Viva há pelo menos 3 anos: a efetivação da Universidade do Mar, na década do Oceano.
E também a primeira Conferência Participativa por um plano de restauração da saúde ambiental integrada da Baía de Guanabara. Em 2023 cerca de 20 pré-conferências e encontros reuniram perto de 100 entidades e associações ligadas à pesca artesanal, assistência social e instituições científicas para os preparativos desse importante conferência.
Saída do Estaleiro Escola da Baía de Guanabara, no Hangar Náutico.
Além dos debates e da Barqueata, será apresentado o Plano Integrado de Saúde nas Favelas, projeto da FioCruz, onde o movimento Baía Viva teve sua particpação aprovada na primeira Chamada Pública de apoiadores.
O Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro tem origem em abril de 2020, a partir de uma rede sociotécnica formada por organizações de favela e instiuições universitárias e de pesquisa, preocupadas em produzir ações emergenciais que mitigassem os efeitos da Covid-19 nas favelas. Tem gestão em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade de Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Programação da Barqueata vai até 13h no local.
A programação do evento vai ser : oficinas de educação ambiental, roda de conversa, apresentação do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do RJ e propostas pra Conferência PRAI-BG, mutirão de recolhimento de lixo plástico por embarcações de pesca, caminhada no Parque Ecológico do Catalão, plantio de árvores da Mata Atlântica e evento cultural.
Mais informações: (21) 96577-7049 (WhatsApp)
VÍDEO DA ÚLTIMA BARQUEATA REALIZADA PELO BAÍA VIVA EM PAQUETÁ
Deixar um comentário